Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21356
Título: O desgaste de uma cultura indígena e seu esquecimento histórico: a historiografia sobre os indígenas 1970-2010
Autor(es): Correia, Rafael Garcia
Palavras-chave: Catequização
Colonização
Cultura
Civilidade
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: A presente pesquisa se propõe a discutir como a historiografia brasileira trabalhou o processo de cristianização e colonização dos povos indígenas no Brasil ao longo dos séculos, tendo como objetivo analisar de que forma essa historiografia brasileira trata essa temática indígena entre as décadas de 1970 a 2010. Problematizando como tal participação deixou de ser relevante na construção histórica nacional. Como também, o estudo do processo de catequização dos colonizadores e principalmente da resistência dos povos indígenas, assim também o papel dos nativos nesse processo historiográfico onde trataremos desse fato categoricamente nas visões; do colonizador e do colonizado. O colonizador como instrumento da casualidade de ser o responsável pela “descoberta” em sua visão europeia, e de uma terra que para eles não havia “cultura” e “civilidade” e o colonizado que sem nenhum entendimento dessa chegada, resiste até o fim; fim das forças e fim de sua própria vida.
Descrição: CORREIA, R. G. O desgaste de uma cultura indígena e seu esquecimento histórico: a historiografia sobre os indígenas 1970-2010. 2019. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21356
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RAFAEL GARCIA CORREIA.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.