Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21357
Título: Guerra de memória e um Brasil paralelo: revisionismo e negacionismo no documentário "1964: o Brasil entre armas e livros"
Autor(es): Rocha, Andrey Porto
Palavras-chave: Guerra de memória
Revisionismo
Negacionismo
Ditadura militar
Data do documento: 6-Mai-2019
Resumo: Nos últimos anos, o debate memorial acerca da ditadura ganhou novo fôlego, principalmente depois da chegada ao poder de grupos de extrema-direita no país, que passaram a atuar não apenas no âmbito político mas também cultural, produzindo livros, vídeos e filmes. Sendo assim, a presente obra busca tratar da guerra de memória como palco para a produção do documentário revisionista e negacionista 1964: O Brasil entre armas e livros, evidenciando a mentalidade por trás deste, o lugar social daqueles que o compõe, influências, contexto do qual surge o filme e sua relação com essa guerra memorial, enxergando os autores de tal como sujeitos surgidos a partir desta. Entendendo tal filme como uma obra produzida por grupos de direita, neoliberais etc, que negam a historiografia a partir do seu ponto ideológico, esse trabalho pode contribuir para o entendimento do surgimento não só desta obra, mas de outras que possam ser produzidas por tais grupos.
Descrição: ROCHA, A. P. Guerra de memória e um Brasil paralelo: revisionismo e negacionismo no documentário "1964: o Brasil entre armas e livros". 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21357
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANDREY PORTO ROCHA.pdf422.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.