Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2137
Título: Os agrotóxicos como uma temática para o ensino de química e seu uso na comunidade rural de Pombal - PB
Autor(es): Costa, Magaly Morgana Lopes da
Palavras-chave: Agrotóxicos
Educação
Meio ambiente
Data do documento: 22-Out-2013
Resumo: Devido ao aumento da população mundial, houve a necessidade do aumento da produção de alimentos e da redução das perdas ou desperdícios durante os processos de cultivo e colheita. Para tanto, utilizaram-se os agrotóxicos, que são produtos e agentes químicos ou biológicos, cuja finalidade é alterar a composição da flora e da fauna a fim de preservá-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Mas, o uso contínuo e em grande escala desses compostos e a falta de conscientização tanto no uso como na comercialização, contribuiu para o desencadeamento de problemas relacionados à saúde humana e ao ambiental. Com o intuito de compreender melhor essa situação, o presente trabalho monográfico partiu de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, objetivando fazer uma pesquisa do uso de agrotóxicos no município de Pombal – PB, como também suas relações com o ensino de Química nas Escolas. A pesquisa foi realizada no período de março a junho de 2012, com alunos do 3º ano do ensino médio das escolas: E. E. E. F. M. “Arruda Câmara” e da E. E. E. M. P. Monsenhor Vicente Freitas e com alguns agricultores do município. A pesquisa de campo mostrou que as informações relacionadas aos agrotóxicos ainda são insuficientes, de modo que estes estão sendo utilizados de forma incorreta, assim nota-se a necessidade de se utilizar a educação na tentativa de conscientizar e capacitar a comunidade para o uso correto desses compostos.
Descrição: COSTA, M. M. L. da. Os agrotóxicos como uma temática para o ensino de química e seu uso na comunidade rural de Pombal - PB. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2137
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magaly Morgana Lopes da Costa.pdf10.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.