Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Talita Tertoliano | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T17:43:56Z | - |
dc.date.available | 2019-12-17T17:43:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21373 | - |
dc.description | MENDES, T. T. Importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação infantil. 2019. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A importância do estudo sobre a afetividade se torna cada vez mais essencial, tendo em vista que o contexto da educação atual da Educação Infantil está se tornando um ambiente cada vez mais complexo. Adotando-se como aporte os conceitos de Henri Wallon, sobre a importância da afetividade no desenvolvimento psicológico infantil. Diante do exposto, o presente estudo busca refletir sobre a importância da afetividade na Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica para construir o aporte teórico que buscou retratar o conceito da afetividade tal como proposto pelo teórico Henri Wallon. No processo de tal análise, partiu-se em primeira instância de um breve conceito sobre a afetividade, de forma difundida numa perspectiva diferenciada e psicogenética de três manifestações, são elas: a emoção, o sentimento e a paixão. Em seguida, foi abordado sobre a importância da relação afetiva entre Professor x Aluno, de como o afeto pode alavancar e impulsionar o aprendizado da criança. Também são expostos alguns aspectos históricos-conceituais sobre a Educação Infantil no Brasil, e as atualizações na Base Nacional Curricular. Por fim, são apresentados alguns dos resultados de algumas entrevistas com professores da Educação Infantil sobre o tema da afetividade no contexto escolar. Assim, considerase que é através da afetividade que o indivíduo acessa mundo simbólico, organizando a atividade cognitiva e possibilitando seu avanço em termos de desenvolvimento integral desde a Educação Infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof Dr Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Psicogenética | pt_BR |
dc.subject | Relação aluno-professor | pt_BR |
dc.title | Importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - TALITA TERTOLIANO MENDES.pdf | 702.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.