Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21375
Título: Avaliação do desenvolvimento das culturas de milho e feijão associado ao uso de fertilizante fosfatado em neossolo no município de Aroeiras-PB
Autor(es): Galdino, Jaqueline da Silva
Palavras-chave: Solo
Adubo fosfatado
Agricultura
Cultivo de milho
Cultivo de feijão
Data do documento: 13-Nov-2019
Resumo: As análises de solos coletadas na zona rural do município de Aroeiras, localizada na mesorregião geográfica Agreste da Paraíba, apresentaram níveis baixos de fósforo disponível ao solo. Um único nutriente em falta ou em baixos níveis pode prejudicar os cultivos agrícolas, para isso a aplicação de adubo fosfatado visa suprir o mineral deficiente no solo. Contudo o município de Aroeiras localiza-se em uma região de zona semiárida, onde as condições climáticas, com as irregularidades pluviométricas, acabam afetando diretamente o sistema solo-planta. A agricultura realizada em toda zona semiárida do Nordeste se baseia no cultivo de milho e feijão para o sustento familiar, no entanto os agricultores não utilizam quaisquer tecnologias agrícolas nos campos de plantio. No último censo realizado pelo IBGE, apenas uma propriedade do município de Aroeiras realizava a aplicação de adubo. O fósforo é o nutriente que menor se encontra disponível nos solos e o mais difícil de incorporar na natureza após a dissolução do fósforo encontrado nas rochas em fosfato. Foram realizados experimentos em 2 parcelas com cultivo de milho e feijão, com e sem aplicação do adubo fosfatado. Os baixos valores pluviométricos prejudicaram o desenvolvimento do experimento, porém a aparcela de terra sem aplicação de adubo fosfatado apresentou menor quantitativo e qualitativo em número de folhas, vagem e espigas em comparação a parcela com aplicação de adubo fosfatado. Assim, concluiu-se que o uso do adubo fosfatado permitiu melhor desenvolvimento do cultivo.
Descrição: GALDINO, J. da S. Avaliação do desenvolvimento das culturas de milho e feijão associado ao uso de fertilizante fosfatado em neossolo no município de Aroeiras-PB. 2019. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21375
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JAQUELINE DA SILVA GALDINO.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.