Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21384
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | França, Jadeilda Marques | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T17:31:39Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T17:31:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21384 | - |
dc.description | FRANÇA, J. M. Vivência pedagógica do método Montessori numa turma de 4º ano no ensino fundamental. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo trata de uma vivência pedagógica do Método Montessori numa turma do 4º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo geral investigar as contribuições pedagógicas do Método Montessori na aprendizagem das crianças/alunos numa escola particular da cidade de Campina Grande/PB. E para tal, como objetivos específicos analisar a vivência de um planejamento pedagógico pautado no instrumento metodológico jardim sensorial numa perspectiva Montessoriana e verificar os limites e as possibilidades pedagógicas desta metodologia acerca do desenvolvimento integral das crianças/alunos participantes desse trabalho. O projeto guiou-se através da pesquisa de ação, mediante a descrição de situações concretas por meio de observações e ações práticas. Para este trabalho as aulas foram realizadas com ênfase no ensino de ciências, utilizando-se como instrumento pedagógico o jardim sensorial, no qual foi explorado o conteúdo das plantas. Organizado por meio de uma sequência didática composta por seis momentos: relaxamento, visitação ao jardim sensorial, roda de conversa, confecção de vasos com garrafas PET, plantação dos vegetais e a produção do relato escrito pelas crianças/alunos. Mesmo diante de crianças com dificuldade de aprendizagem foi possível perceber a motivação, o interesse, a participação e o seu envolvimento, expressando suas opiniões e desenvolvendo as atividades de forma espontânea. Desse modo, por acreditar em novas metodologias trago o método Montessoriano como proposta pedagógica ativa que contribuiu para uma aprendizagem significativa desenvolvendo a autonomia das crianças/alunos. Para o desenvolvimento desse trabalho tomamos como referências centrais os autores Freire (2015), Leão (2007), Libâneo (2013), Montessori (1965), Trabalzini, (2011), dentre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Fabíola Mônica da Silva Gonçalves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Método Montessori | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem infantil | pt_BR |
dc.title | Vivência pedagógica do método Montessori numa turma de 4º ano no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-JADEILDA MARQUES FRANÇA.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.