Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2139
Título: A importância da preservação e conscientização do uso das águas na comunidade de Paulista - PB
Autor(es): Silva, Veridiana Matias da
Palavras-chave: Conscientização
Qualidade
Água
Data do documento: 22-Out-2013
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade discutir os problemas relacionados à degradação e poluição do Rio Piranhas, destacando a Água como um bem natural e essencial à manutenção da vida em nosso Planeta, como também enfocando fatores como a conscientização, o conhecimento e os saberes populares trazidos pelos alunos, a fim de propor metas e ações dentro de uma dimensão da Educação Ambiental nas Escolas para que, a partir disso, sejam capazes de provocar mudanças de atitudes e de valores e estimulem a reflexão crítica sobre a situação dos recursos hídricos na cidade de Paulista-PB. Esta pesquisa também procurou analisar diversos fatores a fim de entender de forma mais criteriosa a situação das Águas utilizadas pela população, onde foi necessário desvendar os principais meios de poluidores, a qualidade da Água e o destino da rede de esgotos. Por fim, verificamos de que forma as escolas têm trabalhado as questões ambientais, principalmente no que diz respeito da Água que em caso de contaminação pode afetar a saúde humana e para isso realizamos uma pesquisa qualitativa e quantitativa em duas Escolas estaduais de ensino médio, com cerca de duzentos alunos entrevistados, numa faixa etária de 15 a 23 anos que residem na zona urbana da cidade. Em síntese, os dados coletados evidenciam que a Educação Ambiental não está inserida no currículo das Escolas de forma efetiva, havendo assim a necessidade de se implementar projetos com objetivos e metas a cumprir, a fim de conscientizar a população sobre a qualidade do meio em que vivem, utilizando-o de forma mais eficaz e consequentemente a Escola estará cumprindo o seu papel de formadora de cidadãos críticos, capacitados e participativos na sociedade em que estão inseridos.
Descrição: SILVA, V. M. da. A importância da preservação e conscientização do uso da água na comunidade de Paulista - PB. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2139
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Veridiana Matias da Silva.pdf12.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.