Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Raíssa Priscila Pereira de-
dc.date.accessioned2019-12-18T19:17:02Z-
dc.date.available2019-12-18T19:17:02Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21400-
dc.descriptionBRITO, R. P. P. de. A poesia na sala de aula: do entrecruzamento da teoria ao discurso da professora. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo , tem como objetivo geral investigar o entrecruzamento do discurso com a prática da P oesia em uma sala de aula do primeiro ano do E nsino F undamental, em uma es cola da rede municipal na cidade de Campina Grande PB. E, como objetivos específicos: analisar a colaboração da poesia, enquanto gênero literário para a formação de cidadãos críticos e reflexivos; compreender se a Poesia é explorada para formar o leitor; verificar se o trabalho com o texto literário acontecia em suas aulas. Focamos esse artigo numa pesquisa qualitativ a , do tipo estudo de caso, e como técnica para a coleta d os dados, observamos a turma do primeiro ano do Ensino Fundamental e aplicamos um q uestionário com a professora . Com base em pesquisas s abemos que , segundo Pinheiro 2018 ) a Poesia , no contexto escolar, é um dos gêneros menos trabalhado s , e , isso acontece, muitas vezes, devido à falta de conhecimento dos professores no que concerne à va lorização d a linguagem poética N o contexto escolar acreditamos que a importância da Poesia se deve a sua ação formadora, uma vez que possibilita o encontro do homem com a cultura, assim como, um maior conhecimento de si e do mundo que o rodeia a judando o aluno na sua formação enquanto sujeito leitor, preocupad o com as questões sociais que o cerca, agindo de forma crítica e reflexiva E sse contato ainda na infância é fundamental, pois, estimula a criatividade, a imaginação e contribui para o desenvolvime nto da criança, tornando os alunos não poetas, mas sensíveis à Poesia. Para esse estudo, apoiamo nos em autores , como Antunes (2012), Cademartori (2012), Debus, Bazzo, Bartolotto (2018), Pinheiro ( 2018 ), teóricos que abordam , de a Poesia na sala de a ula e a mediação do professor com o texto escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Maria do Socorro Moura Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleA poesia na sala de aula: do entrecruzamento da teoria ao discurso da professorapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RAÍSSA PRISCILA PEREIRA DE BRITO.pdf944.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.