Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21400
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Raíssa Priscila Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T19:17:02Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T19:17:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21400 | - |
dc.description | BRITO, R. P. P. de. A poesia na sala de aula: do entrecruzamento da teoria ao discurso da professora. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo , tem como objetivo geral investigar o entrecruzamento do discurso com a prática da P oesia em uma sala de aula do primeiro ano do E nsino F undamental, em uma es cola da rede municipal na cidade de Campina Grande PB. E, como objetivos específicos: analisar a colaboração da poesia, enquanto gênero literário para a formação de cidadãos críticos e reflexivos; compreender se a Poesia é explorada para formar o leitor; verificar se o trabalho com o texto literário acontecia em suas aulas. Focamos esse artigo numa pesquisa qualitativ a , do tipo estudo de caso, e como técnica para a coleta d os dados, observamos a turma do primeiro ano do Ensino Fundamental e aplicamos um q uestionário com a professora . Com base em pesquisas s abemos que , segundo Pinheiro 2018 ) a Poesia , no contexto escolar, é um dos gêneros menos trabalhado s , e , isso acontece, muitas vezes, devido à falta de conhecimento dos professores no que concerne à va lorização d a linguagem poética N o contexto escolar acreditamos que a importância da Poesia se deve a sua ação formadora, uma vez que possibilita o encontro do homem com a cultura, assim como, um maior conhecimento de si e do mundo que o rodeia a judando o aluno na sua formação enquanto sujeito leitor, preocupad o com as questões sociais que o cerca, agindo de forma crítica e reflexiva E sse contato ainda na infância é fundamental, pois, estimula a criatividade, a imaginação e contribui para o desenvolvime nto da criança, tornando os alunos não poetas, mas sensíveis à Poesia. Para esse estudo, apoiamo nos em autores , como Antunes (2012), Cademartori (2012), Debus, Bazzo, Bartolotto (2018), Pinheiro ( 2018 ), teóricos que abordam , de a Poesia na sala de a ula e a mediação do professor com o texto escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | A poesia na sala de aula: do entrecruzamento da teoria ao discurso da professora | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - RAÍSSA PRISCILA PEREIRA DE BRITO.pdf | 944.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.