Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21406
Título: A luta pela terra e pela reforma agrária no assentamento Gangungo no município de João Alfredo/PE
Autor(es): Aureliano, Sávio da Silva
Palavras-chave: Assentamento de terra
Camponês
Movimento Sem Terra - MST
Movimentos sociais do campo
Data do documento: 12-Dez-2019
Resumo: Para a compreensão do processo da luta pela terra e pela reforma agrária no campo brasileiro, delineou-se como objeto de estudo o assentamento Gangungo, este localizado no município de João Alfredo/PE no agreste setentrional. Para chegar até o presente processo de análise da questão elucidada, foi necessário fazer toda uma revisão bibliográfica dos sujeitos quais estiveram e está presente no campo, com o objetivo geral pautado em, analisar o processo de luta pela terra e a consolidação do assentamento Gangungo no município de João Alfredo/PE. Portanto, foram analisados na revisão de literatura desde a atuação dos movimentos sociais abarcando a clareza geral de sua atuação e importância, com devida elucidação dos estudos na Geografia e com os geógrafos brasileiros, bem como a atuação dos movimentos sociais do campo. Foram ponderados as Ligas Camponesas e o MST, estes movimentos são de suma importância para a compreensão do processo da luta pela terra e pela reforma agrária. Portanto, ao envolvermos todos esses sujeitos modeladores do campo, abordamos como processo de resistência social que vigora dentro do território camponês. Pontifica-se, que os surgimentos de assentamentos rurais no Brasil são fruto também do processo de luta dos camponeses, ou seja, a forte repressão exercida por parte dos camponeses e dos movimentos sociais do campo em especial o MST, fizeram com que os governantes respondem-se com alguma medida. A desapropriação da fazenda Gangungo, e posteriormente transformada no assentamento, acarretou para as famílias assentadas em inúmeras melhorias, o processo da luta pela terra e pela reforma agrária neste território se procedeu de forma positiva. A observação in loco comprova o sucesso e o contentamento das famílias com o surgimento do assentamento, onde também a entrevista realizada com o presidente, retifica ainda mais a importância do acesso a terra, e a transformação social no qual vigorou diante as famílias. Com o surgimento do assentamento á uma existência de um novo território, com novos meios de interações sociais estabelecidas, onde as famílias assentadas podem exercer seu trabalho, sua cultura, sua produção, sua cidadania e podem viver bem. Destarte, a metodologia utilizada foi compreendida no estudo de caso com a realização de entrevistas, os resultados obtidos foram através das entrevistas e da revisão de literatura.
Descrição: Aureliano, S. da S. A luta pela terra e pela reforma agrária no assentamento Gangungo no município de João Alfredo/PE. 2019. 91 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21406
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SÁVIO DA SILVA AURELIANO.pdf3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.