Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21411
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Alice Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T18:51:02Z | - |
dc.date.available | 2019-12-19T18:51:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.94 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21411 | - |
dc.description | SILVA, A. L. da. Prática docente do contexto de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)é um transtorno comportamental que tem como característica a desatenção, desorganização e impulsividade. Tem sido desafiador lidar com o publico TDAH, tendo em vista que nem sempre os professores estão preparados para lidar com esse tipo de necessidade educacional. Nesse sentido, este trabalho compreender o contexto educativo de professores da Educação Básica junto a crianças com TDAH, tendo como perspectiva o processo de inclusão. Especificamente, buscou-se verificar o que os professores da Educação Básica entendem por Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), descrever as principais atividades didático-pedagógicas que os professores desenvolvem com seu(a) aluno(a) diagnosticado com TDAH visando o seu desenvolvimento, e elencar os principais desafios para lidar com o processo de ensino aprendizagem de crianças com TDAH. O presente estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 25 professoras do Município de Campina Grande, a estas foi aplicado um questionário no intuito de analisarmos o que as professoras compreendem sobre o transtorno contribuindo assim para obtenção de dados desta pesquisa. A presente pesquisa teve embasamento teórico nos autores Amorim (2010), Rohde e Benzick (1999), Barkley (2002) e Estanislau e Bressan (2014). Os principais resultados desta pesquisa permitiram entendermos que muitos professores, apesar de terem conhecimento do que se trata o TDAH, sabendo identificar as características, não se sentem preparadas pedagogicamente para o ensino de crianças diagnosticadas com TDAH. Portanto, conclui-se a importância de uma formação continuada para os professores, no intuito de aperfeiçoamento em sua prática docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Tatiana Cristina Vasconcelos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino espacial | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Didática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Hiperatividade | pt_BR |
dc.title | Prática docente do contexto de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ALICE LIMA DA SILVA.pdf | 811.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.