Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alice Lima da-
dc.date.accessioned2019-12-19T18:51:02Z-
dc.date.available2019-12-19T18:51:02Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.otherCDD 371.94-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21411-
dc.descriptionSILVA, A. L. da. Prática docente do contexto de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)é um transtorno comportamental que tem como característica a desatenção, desorganização e impulsividade. Tem sido desafiador lidar com o publico TDAH, tendo em vista que nem sempre os professores estão preparados para lidar com esse tipo de necessidade educacional. Nesse sentido, este trabalho compreender o contexto educativo de professores da Educação Básica junto a crianças com TDAH, tendo como perspectiva o processo de inclusão. Especificamente, buscou-se verificar o que os professores da Educação Básica entendem por Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), descrever as principais atividades didático-pedagógicas que os professores desenvolvem com seu(a) aluno(a) diagnosticado com TDAH visando o seu desenvolvimento, e elencar os principais desafios para lidar com o processo de ensino aprendizagem de crianças com TDAH. O presente estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 25 professoras do Município de Campina Grande, a estas foi aplicado um questionário no intuito de analisarmos o que as professoras compreendem sobre o transtorno contribuindo assim para obtenção de dados desta pesquisa. A presente pesquisa teve embasamento teórico nos autores Amorim (2010), Rohde e Benzick (1999), Barkley (2002) e Estanislau e Bressan (2014). Os principais resultados desta pesquisa permitiram entendermos que muitos professores, apesar de terem conhecimento do que se trata o TDAH, sabendo identificar as características, não se sentem preparadas pedagogicamente para o ensino de crianças diagnosticadas com TDAH. Portanto, conclui-se a importância de uma formação continuada para os professores, no intuito de aperfeiçoamento em sua prática docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Tatiana Cristina Vasconcelos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino espacialpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectDidática pedagógicapt_BR
dc.subjectHiperatividadept_BR
dc.titlePrática docente do contexto de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALICE LIMA DA SILVA.pdf811.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.