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dc.contributor.authorSouza, Cássia Correia de-
dc.date.accessioned2019-12-19T19:04:53Z-
dc.date.available2019-12-19T19:04:53Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.otherCDD 469.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21413-
dc.descriptionSOUZA, C. C. de. As estruturas passivas em textos jornalísticos: uma forma alternativa de indeterminar o agente verbal. 2019. 100 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto de estudo estruturas oracionais na voz passiva, sob as formas analítica e sintética. Pretende observar o emprego e a recorrência dessas estruturas para verificar se o seu uso está associado à estratégia de ocultamento do agente, como apontam pesquisas realizadas por autores como Pontes (1986) e Bagno (2004) entre outros. O corpus utilizado para análise consiste de textos jornalísticos, mais especificamente dos gêneros manchetes, notícias e artigos de opinião, extraídos de 20 edições do Jornal Correio da Paraíba do ano de 2019. A pesquisa possui uma abordagem descritivo-analítica, de base quantitativa e qualitativa, a partir da revisão bibliográfica. Para uma melhor compreensão do tema, apresenta um percurso que parte do conceito de sujeito, passando pela noção de voz verbal, abordando as vozes ativa e as passivas, sob a ótica da tradição gramatical até chegar aos estudos recentes nessa área. Para isso, traz os postulados de gramáticos e linguistas, como Sacconi (1947), Mendes de Almeida (1955), Melo (1968), Kury (1990), Neves (2000), Mira Mateus et. al.(2003), Bechara (2005), Cunha e Cintra (2007), Possenti (2011), Vieira e Freire (2016), e outros. A análise permitiu concluir que os falantes optam por estratégias que concorrem com as que a gramática tradicional prescreve para indeterminar o sujeito, o que se revela nos textos jornalísticos, nos quais se reflete a dinamicidade, clareza e objetividade da língua. Nesse sentido, o ensino de Língua portuguesa deve considerar o saber do falante e refletir sobre os recursos linguísticos empregados nos textos diversos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Marta Anaisa Bezerra Ramospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstrutura passivapt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectGênero jornalísticopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.titleAs estruturas passivas em textos jornalísticos: uma forma alternativa de indeterminar o agente verbalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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