Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21417
Título: As rugosidades na paisagem da feira central de Campina Grande - PB: a riqueza cultural de um patrimônio material em art déco
Autor(es): Oliveira, Dione Alves de
Palavras-chave: Feira livre
Paisagem
Marginalização espacial
Patrimônio cultural
Arquitetura déco
Data do documento: 13-Dez-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir as transformações da paisagem em relação as rugosidades das edificações em estilo arquitetônico Déco presentes na Feira Central de Campina Grande-PB. Tal ideia nasceu das inquietações ao observar o abandono e a deterioração deste Patrimônio Cultural presente neste espaço de Campina Grande. Uma parte considerável dessas edificações constitui o que se denominou de Déco Sertanejo, por apresentar formas mais simples, o que representou uma adaptação do estilo criado na Europa à cultura regional. Entende-se ainda que o trabalho tem importância tanto para o momento atual, no qual a Feira foi reconhecida, em setembro de 2017, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural Imaterial, resultado das formas nela presentes, como pelos fazeres e viveres que nela se realizam, mas também por registrar essas formas, o que pode ser uma contribuição significativa para estudos que venham a ser desenvolvidos em momentos futuros. O desenvolvimento deste trabalho se deu através de pesquisas de campo e bibliográficas dentro da área de conhecimento da geografia urbana e histórica de Campina Grande, analisou-se a trajetória da Feira até os dias atuais através de observação in loco e registros fotográficos, que possibilitaram a análise das edificações inseridas neste espaço. Como embasamento teórico utilizou-se a categoria paisagem, igualmente importante para se refletir sobre o objeto de estudo, conceitos como o de patrimônio cultural, rugosidade e marginalização espacial.
Descrição: OLIVEIRA, D. A. de. As rugosidades na paisagem da feira central de Campina Grande - PB: a riqueza cultural de um patrimônio material em art déco. 2019. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21417
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DIONE ALVES DE OLIVEIRA.pdf8.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.