Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21424
Título: | Aprender e brincar: o lúdico e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem à luz de Piaget e Vygotsky |
Autor(es): | Aleixo, Lucenilda Tomé |
Palavras-chave: | Desenvolvimento cognitivo Escola Brincadeiras educativas Aprendizagem escolar |
Data do documento: | 3-Dez-2019 |
Resumo: | A contemporaneidade nos leva a observar a relevância do aspecto recreativo, em função do desenvolvimento de novas bases pedagógicas, como colaborador no processo de ensino e, consequentemente, ao processo de aprendizagem. O lúdico está associado a jogos, brincadeiras, prazer, interesse, dinamismo, interatividade, diversão, além de ajudar a desenvolver a criatividade e proporcionar bem-estar aos alunos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar a importância da brincadeira no processo de ensino e aprendizagem na infância à luz das contribuições teóricas de Vygotsky e Piaget. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, contemplando os estudos de Piaget e Vygotsky sobre desenvolvimento aprendizagem, enfocando de forma mais central, as ideias dos autores sobre a importância das brincadeiras, brinquedos e jogos na infância. Em nossas análises, percebemos que, para os teóricos, o brincar é uma ferramenta necessária no desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetiva e físicas das crianças, de forma que as atividades lúdicas realizadas na escola, não podem ser encaradas apenas como recreação e diversão, mas como essenciais no processo ensino-aprendizagem. Deste modo, cabe ao professor utilizar a ludicidade como ferramenta importante para que o ensino/aprendizagem ocorra de forma espontânea, divertida e, principalmente significativa. No entanto, é necessário que selecionem os jogos e brincadeiras de acordo com as capacidades cognitivas dos seus alunos. |
Descrição: | ALEIXO, L. T. Aprender e brincar: o lúdico e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem à luz de Piaget e Vygotsky. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21424 |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucenilda Tomé Aleixo.pdf | PDF - Lucenilda Tomé Aleixo | 790.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.