Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21433
Título: Elitização e participação da mídia no futebol
Autor(es): Rodrigues Filho, Afonso Carlos Nicácio
Palavras-chave: Jornalismo esportivos
Mídia
Torcida organizada
Elitização no esporte
Data do documento: 3-Dez-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O principal objetivo deste artigo é trazer à tona o envolvimento do cidadão brasileiro atual, em relação aos anos anteriores, especialmente a classe baixa, referindo-se a como os estádios estão recebendo públicos diferentes e torcidas com menor frequência de presença. O futebol é considerado uma das maiores paixões do país. Sendo assim, a mídia também é estudada, com o motivo de mostrar os lados positivos e negativos envolvendo a problemática. A elitização no desporte, que ganha mais força a cada torcedor de classe baixa perdido, tem seu ponto alto durante e depois da Copa de 2014 realizada no país, com a criação das principais arenas, e depois estabelecidas nas regiões em que se concentram os times de maiores expressões econômicas e consequentemente a participação da mídia maior parte da mídia. O artigo parte dos contextos históricos do esporte e o desenvolvimento dos dias atuais. Escritores como Eduardo Galeano, Daniel de Araújo dos Santos; jornalista Paulo Vinicius Coelho, ex-jogador e hoje escritor, Tostão e Bourdieu são lembrados em citações. O Campeonato Brasileiro será base para citar os públicos registrados e diversificação de times e torcedores.
Descrição: RODRIGUES FILHO, A. C. N. Elitização e participação da mídia no futebol. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21433
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Afonso Carlos Nicácio Rodrigues FIlho.pdf576.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.