Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21438
Título: A percepção dos empresários do comércio de combustíveis quanto ao uso da informação contábil: um estudo comparativo no Cariri Ocidental Paraibano
Autor(es): Sousa, Joyce Caetano do Nascimento
Palavras-chave: Informações contábeis
Profissionais contábeis
Empresário
Micro e Pequenas empresas
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção quanto ao uso da informação contábil dos empresários do comércio de combustíveis do Cariri Ocidental Paraibano. Como objetivos específicos caracterizar o perfil dos empresários e das empresas; comparar as principais informações que são demandadas pelo empresário; e identificar as informações contábeis no gerenciamento do negócio. No que se refere aos procedimentos metodológicos este estudo classificou-se como descritivo e comparativo, mediante abordagem quali-quantitativa e de casos múltiplos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado de questionário contendo perguntas abertas e fechadas. A amostra foi composta por 22 empresários do comércio de combustíveis do Cariri Ocidental Paraibano. Os dados revelam que os empresários possuem uma faixa etária entre 28 a 65 anos, a maioria do gênero masculino. No que diz respeito às empresas a maioria é tributada pelo regime de lucro presumido e estão a mais de dez anos no mercado. Ainda, os empresários utilizam as informações contábeis em sua grande maioria para fins fiscais e obrigatórios. E mesmo reconhecendo a importância dos serviços dos profissionais contábeis, e das informações por eles geradas, não as utilizam para gerenciamento e tomada de decisão na empresa.
Descrição: SOUSA, J. C. N. A percepção dos empresários do comércio de combustíveis quanto ao uso da informação contábil: um estudo comparativo no Cariri Ocidental Paraibano. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21438
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joyce Caetano do Nascimento Sousa.pdfPDF - Joyce Caetano do Nascimento Sousa939.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.