Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21442
Título: A percepção dos servidores públicos do setor de contabilidade em relação à aderência às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP): um estudo comparativo nos municípios do Cariri Ocidental Paraibano
Autor(es): Freitas, Simão Bezerra de
Palavras-chave: Servidores públicos
Contabilidade pública
Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP)
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho buscou analisar a percepção dos servidores públicos do setor de contabilidade dos Municípios do Cariri Ocidental Paraibano sobre as mudanças ocorridas no reconhecimento e tratamento das informações contábeis com a aderência das NBCASP. Como objetivos específicos buscou: caracterizar o perfil profissional dos servidores que atuam no setor contábil das prefeituras do Cariri Ocidental Paraibano, e; conhecer a percepção dos servidores no tocante às principais dificuldades, nível de aderência e contribuições fomentadas a partir da implementação das NBCASP. Quanto aos procedimentos metodológicos o estudo classificou-se como descritivo e comparativo, de casos múltiplos, com abordagem qualitativa e coleta de dados mediante aplicação de questionário com dez servidores de nove Municípios. Os dados evidenciaram que 80% dos servidores atuantes nos setores de contabilidade das entidades não encontram-se preparados para as novas exigências das aderência às NBCASP, embora tenham formação técnica. Percebeu-se que 50% trabalham na função entre 01 e 04 anos, e 70% dos servidores pesquisados são comissionados. As principais dificuldades evidenciadas foram falta de capacitação e a forte presença de escritório de contabilidade como suporte externo. E como benefício identificou-se uma melhor qualidade no controle do patrimônio público e das informações geradas.
Descrição: FREITAS, S. B. A percepção dos servidores públicos do setor de contabilidade em relação à aderência às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP): um estudo comparativo nos municípios do Cariri Ocidental Paraibano. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21442
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simão Bezerra de Freitas.pdfPDF - Simão Bezerra de Freitas549.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.