Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21443
Título: O realismo fantástico de Jorge Luis Borges em “El Sur”
Autor(es): Bezerra, Manuele Oliveira
Palavras-chave: Jorge Luis Borges
El Sur (conto)
Literatura espanhola
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar de que maneira o realismo fantástico se apresenta na narrativa de Borges El Sur que se encontra no livro Ficciones (1944), mesmo que de maneira sucinta. Sabemos que o fantástico trata-se de um gênero que contrapõe o real e o sobrenatural, porém não os esclarece, logo, o mesmo não permite uma fácil definição. Para o embasamento teórico traremos como referência algumas definições do teórico Tzvetan Todorov em seu livro Introdução à Literatura Fantástica (1981), como também outros autores do gênero. Desse modo, pensamos ser relevante definir que este trabalho centra-se nas reflexões e discussões sobre o fantástico dos quais procuro assinalar as ideias que julgamos mais pertinentes. Nosso intuito é demonstrar como o realismo fantástico atua no sentido de desconstrução da realidade, e para isso utilizaremos o livro do autor contemporâneo David Roas A ameaça do Fantástico (2014). O trabalho conclui-se com uma breve análise de três temas encontrados no conto de Borges: o duplo, o sonho e o tempo. Sabemos que são inúmeras as leituras do conto e, por conseguinte podemos encontrar muitos outros temas característicos da obra do autor.
Descrição: BEZERRA, M. O. O realismo fantástico de Jorge Luis Borges em “El Sur”. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21443
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manuele Oliveira Bezerra.pdfPDF - Manuele Oliveira Bezerra525.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.