Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21444
Título: Os serviços da contabilidade nas transações das criptomoedas por meio da tecnologia blockchain: uma revisão da literatura
Autor(es): Siqueira, José Wagner de
Palavras-chave: Criptomoedas
Tecnologia blockchain
Serviços contábeis
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: O referido artigo apresentou um estudo sobre a nova tecnologia Blockchain e as criptomoedas, que estão em grande abundância na secunda década do século XXI. Muitos setores e áreas dos conhecimentos estão em constante evolução, atualizando-se e procurando novos meios de lidar com as novidades e as tecnologias, como é o caso da contabilidade. O objetivo deste estudo foi descrever como a tecnologia Blockchain contribui para o desenvolvimento dos serviços contábeis de criptomoedas atualmente a partir de um estudo teórico da literatura. Na metodologia deste estudo foi utilizada um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. A coleta de dados foi realizada em banco de dados online, como a Plataforma SPELL, o Portal de periódicos CAPES e a Scientific Electronic Library Online (SciELO), e em eventos de grande destaque na contabilidade, para analisar trabalhos acadêmicos sobre a temática. Assim, foi levantado um total de 19 artigos, onde após leitura foi determinado 17 artigos que estavam de acordo com o interesse deste estudo, que correspondeu com a amostra da pesquisa, que forma publicados entre 2017 a 2019. Percebeu-se que os serviços do profissional contábil podem ser maximizados com uso das criptomoedas e da tecnologia Blockchain, pois com elas permite-se maior confiabilidade, agilidade e discrição, onde são aplicadas em auditorias externas e internas, em transações financeiras e observadas em tempo real no Blockchain, minimização dos custos de transações, e em investimentos para ter maior lucratividade das grandes empresas e instituições financeiras.
Descrição: SIQUEIRA, J. W. Os serviços da contabilidade nas transações das criptomoedas por meio da tecnologia blockchain: uma revisão da literatura. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21444
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Wagner de Siqueira.pdfPDF - José Wagner de Siqueira972.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.