Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21446
Título: Um breve estudo de gastos em educação pública no Cariri Ocidental – PB
Autor(es): Lira, Silene dos Santos
Palavras-chave: Administração pública
Gasto público (Educação)
Educação municipal
Orçamento público
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: A despesa pública pode ser conceituada como gasto ou compromisso da administração pública. Neste sentido a administração pública realizará a despesa pública, de acordo com os estágios do ciclo orçamentário explícitos na Lei nº 4.320/64. Mediante o exposto, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar como se comportam os gastos públicos em educação municipal no Cariri Ocidental PB, no período de 2015 a 2018. Diante deste proposito, a metodologia classifica se, quanto aos objetivos, como exploratória; quanto aos procedimentos técnicos, co mo estudo de caso; e como bibliográfica; e quanto à abordagem do problema, como qualitativa e quantitativa. Quanto aos dados referentes à educação infantil e ensino fundamental foi coletado de portais eletrônicos dos órgãos públicos do governo. Como resultado, verificou se uma priorização constitucional na educação básica e o compromisso legal dos municípios com as primeiras etapas de ensino. Além disso, constatou se que os gastos foram maiores na educação fundamental, tendo, portanto uma relação com o número de matriculados nesta etapa de ensino. Também se notou que os gastos são maiores em municípios com mais habitantes, e menores em municípios com menos habitantes. No entanto notou se pouca relação com o IDEB.
Descrição: LIRA, S. S. Um breve estudo de gastos em educação pública no Cariri Ocidental – PB. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21446
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silene dos Santos Lira.pdfPDF - Silene dos Santos Lira901.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.