Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21447
Título: Percepção dos microempreendedores individuais em relação ao planejamento e controle de estoques: um estudo na cidade de Monteiro-PB
Autor(es): Oliveira, Lucas de Melo
Palavras-chave: Controle de estoque
Microempreendedor individual
Gestão de estoque
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: A partir da criação da Lei Complementar n° 128/2008 configurou-se a implementação do Microempreendedor Individual, o que possibilitou com que os empreendedores pudessem adquirir benefícios sendo enquadrados como segurados do INSS, bem como dentre outros benefícios a exemplo da participação em licitações públicas. O objetivo geral do trabalho foi analisar qual a percepção no que tange ao planejamento e controle de estoques pelos microempreendedores individuais (MEI) no município de Monteiro-PB. A pesquisa partiu da seguinte problemática: quais as ferramentas utilizadas no controle de estoque pelos microempreendedores individuais da cidade de Monteiro-PB, bem como no que se refere à percepção da gestão de estoques por parte dos mesmos e como isso influencia no resultado da empresa ? Foi realizada através de pesquisa bibliográfica, material já publicado de autores que já estudam a temática. Se caracteriza como: descritiva, qualitativa e quantitativa com levantamento de dados por meio de aplicação de questionário, contendo questões objetivas e algumas subjetivas. O estudo foi realizado com levanta de dados no município de Monteiro-PB para comprovação da proposta base. Para Obtenção dos dados foram aplicados 40 questionários com microempreendedores na cidade de Monteiro-PB. A partir das evidências os resultados mostram que, 100% da amostra foi extraída de empresas do ramo comercial, 70% dos empreendedores são do sexo masculino, 47,5% com idade de 25 à 45 anos, 65% concluíram o nível fundamental e médio, 77.5% é o proprietário que gerencia todas as atividades, 90% não possuem funcionário formalizado, 65% não sabe o valor do seu estoque, 72,5% não registram estradas e saídas de produtos, 52,5% considera o controle que realiza inadequado e afirma improvisar, 67,5% reconhecem a necessidade de ajuda profissional, contudo não o fazem devido à necessidade de ter um custo pelo serviço.
Descrição: OLIVEIRA, L. M. Percepção dos microempreendedores individuais em relação ao planejamento e controle de estoques: um estudo na cidade de Monteiro-PB. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21447
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas de Melo Oliveira.pdfPDF - Lucas de Melo Oliveira763.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.