Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21449
Título: A tecnologia da informação: um estudo acerca da percepção dos profissionais de contabilidade do Cariri Ocidental
Autor(es): Lima, Diogivan Marcelo Torres de
Palavras-chave: Contabilidade e Tecnologia da informação
Profissionais contábeis
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: A contabilidade desde seu surgimento vem se desenvolvendo e inovando a passos largos. Mudanças foram ocorrendo gradativamente provocando alterações significativas na sua forma de fornecer as informações aos diversos usuários. As mudanças mais expressivas se deram quando a tecnologia surgiu ao mesmo passo que começou a tomar proporções em grande escala, afetando não só a área contábil, mas também outras áreas do conhecimento cientifico. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo identificar a influência da Tecnologia da Informação a partir da ótica dos profissionais de contabilidade do Cariri Ocidental da Paraíba. A metodologia utilizada para atentar ao objetivo proposto foi a pesquisa descritiva conduzida por um estudo bibliográfico e de campo, realizado entre os contadores ativos do Cariri Ocidental da Paraíba. Com relação ao universo o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba informou que 38 profissionais ativos na região e diante esse número a amostra da pesquisa foi composta por 33 contadores na região pesquisada. Como resultados foi possível observar transformações relevantes advindas da TI, implicando em uma melhora na qualidade dos serviços prestados através de uma ampliação da integração de informações, no qual foram realizadas adaptações tanto estruturais como da rotina dos profissionais de contabilidade, onde a busca por maior capacitação em tecnologia e a aquisição de novos equipamentos tiveram destaque nessa fase advinda das transformações, sendo que, a maioria dos contadores atuantes no cariri ocidental se disseram aptos a manusear esses novos recursos disponibilizados pela TI e ressaltaram ainda que utilizaram como meios para absorção das informações específicas os cursos de tecnologia voltados para a área contábil, capacitação fornecida pelas entidades de classe e ainda através das redes sociais e fóruns. Com relação a influência advinda da TI, essa trouxe para o segmento benefícios que impactaram de forma positiva no desempenho das atividades desenvolvidas pelo contador, diante disso, observou-se que rotinas automatizadas, rapidez na geração das informações, maior interação entre escritório e cliente, melhoria dos serviços em termos de acessória contábil e amplitude na divulgação dos serviços oferecidos pelos escritórios se constituíram entre as vantagens mais importantes que a TI proporcionou. Percebeu-se também que os sistemas de contabilidade e as plataformas digitais ofertaram maior segurança das informações e uma maior amplitude na divulgação dos serviços gerados pelos escritórios, e ainda pôde constatar a capacidade para inovar e criar uma habilidade como forma estratégica e competitiva para se manter ativo no mercado de trabalho.
Descrição: LIMA, D. M. T. A tecnologia da informação: um estudo acerca da percepção dos profissionais de contabilidade do Cariri Ocidental. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21449
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogivan Marcelo Torres de Lima.pdfPDF - Diogivan Marcelo Torres de Lima734.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.