Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2144
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Luciana Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-23T14:54:58Z | - |
dc.date.available | 2013-10-23T14:54:58Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.155 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2144 | - |
dc.description | Oliveira, L. R. de. A concepção do educador sobre psicomotricidade nas escolas municipais de Campina Grande-PB. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta a concepção do educador sobre psicomotricidade nas Escolas Municipais de Campina Grande-PB. Objetivou analisar a concepção dos educadores a respeito da psicomotricidade, sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem e identificar as atividades psicomotoras mais utilizadas. A pesquisa utilizada foi de campo descritivo, de caráter qualitativo, realizada em seis escolas do Núcleo XXVII com o total de 33 professores, através de um questionário composto de dados sóciodemográficos e de questões subjetivas relativas ao objeto de estudo. Os resultados apontaram que grande parte dos professores pesquisados possui curso em nível superior; idade entre 44 a 50 anos. Em relação à concepção de psicomotricidade o que mais se evidenciou foi à definição de psicomotricidade como “educação através do movimento” e como “uma ligação com o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional”. No tocante a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem o que foi ressaltado com maior evidência foi que a psicomotricidade “trabalha corpo e mente”, abrange “elementos integrantes ao desenvolvimento humano” e é “inerente a qualquer aprendizagem”. Constatou-se que com as atividades psicomotoras mais utilizadas, os professores responderam que exploram “as atividades lúdicas”. Conclui-se que os professores precisam desenvolver cada vez mais atividades psicomotoras na sua prática educativa com o intuito de proporcionar ao aluno o desenvolvimento do corpo e da mente, visando o seu sucesso e progresso na melhoria da aprendizagem do aluno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adalgisa Rasia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A concepção do educador sobre psicomotricidade nas escolas municipais de Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luciana Rodrigues de Oliveira.pdf | Luciana Rodrigues de Oliveira | 285.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.