Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Luciana Rodrigues de-
dc.date.accessioned2013-10-23T14:54:58Z-
dc.date.available2013-10-23T14:54:58Z-
dc.date.issued2013-10-23-
dc.identifier.otherCDD 370.155-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2144-
dc.descriptionOliveira, L. R. de. A concepção do educador sobre psicomotricidade nas escolas municipais de Campina Grande-PB. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta a concepção do educador sobre psicomotricidade nas Escolas Municipais de Campina Grande-PB. Objetivou analisar a concepção dos educadores a respeito da psicomotricidade, sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem e identificar as atividades psicomotoras mais utilizadas. A pesquisa utilizada foi de campo descritivo, de caráter qualitativo, realizada em seis escolas do Núcleo XXVII com o total de 33 professores, através de um questionário composto de dados sóciodemográficos e de questões subjetivas relativas ao objeto de estudo. Os resultados apontaram que grande parte dos professores pesquisados possui curso em nível superior; idade entre 44 a 50 anos. Em relação à concepção de psicomotricidade o que mais se evidenciou foi à definição de psicomotricidade como “educação através do movimento” e como “uma ligação com o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional”. No tocante a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem o que foi ressaltado com maior evidência foi que a psicomotricidade “trabalha corpo e mente”, abrange “elementos integrantes ao desenvolvimento humano” e é “inerente a qualquer aprendizagem”. Constatou-se que com as atividades psicomotoras mais utilizadas, os professores responderam que exploram “as atividades lúdicas”. Conclui-se que os professores precisam desenvolver cada vez mais atividades psicomotoras na sua prática educativa com o intuito de proporcionar ao aluno o desenvolvimento do corpo e da mente, visando o seu sucesso e progresso na melhoria da aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adalgisa Rasiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA concepção do educador sobre psicomotricidade nas escolas municipais de Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Rodrigues de Oliveira.pdfLuciana Rodrigues de Oliveira285.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.