Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21453
Título: Código de ética profissional como instrumento no processo decisório: um estudo acerca da percepção dos contadores do Cariri Ocidental no ano de 2019
Autor(es): Lima, Kathia Francielly Lino de
Palavras-chave: Código de Ética Profissional do Contador
Ética profissional do contador
Profissionais contábeis
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: O Código de Ética Profissional é um dos principais pilares para o pleno exercício profissional. Assim, é imprescindível que o profissional zele pela sua conduta, busque a consonância entre os preceitos éticos para manter sua imagem idônea perante a sociedade. Nesse contexto, essa pesquisa teve o propósito de identificar a percepção dos contadores do Cariri Ocidental quanto à aplicabilidade do Código de Ética na profissão. A metodologia utilizada para atender ao objetivo proposto foi a pesquisa descritiva conduzida por um estudo bibliográfico e de um campo realizado entre os contadores ativos do Cariri Ocidental da Paraíba. O universo da pesquisa segundo o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba é de 38 profissionais ativos, já a amostra foi composta por 40 profissionais, portanto um número superior ao informado pelo referido órgão. A discussão e a interpretação dos dados coletados foram realizadas com auxílio do Microsoft Excel. Como resultados foi possível identificar entre os profissionais pesquisados, que estes reconhecem a necessidade da ética na profissão, validando a ideia sobre sua essencialidade para um correto desempenho das atividades, bem como a sua efetiva utilização em determinadas situações, o que demostra o nível de conformidade com as exigências da norma. Em relação ao Código de Ética do Profissional Contador (CEPC), foi possível identificar que a busca a fim de elucidar dúvidas é um tanto quanto limitada, mas que acaba por não afetar a efetivação das tarefas. Identificou-se também a propensão ao descumprimento ético motivado por dinheiro o que reforça ainda mais a importância da inserção de um regulamento que norteie e padronize aspectos ligados aos deveres, vedações, permissibilidades e penalidades no meio contábil. Diante das considerações acima, reconhece-se a importância do CEPC para a execução das atividades, onde o mesmo se mostrou compreensível e essencial na opinião dos profissionais pesquisados, apesar da maioria nunca terem recorrido, porém em sua grande parte apresentaram uma percepção positiva no que diz respeito ao objetivo e na relação da conduta quando no exercício de assuntos relacionados à profissão e à classe.
Descrição: LIMA, K. F. L. Código de ética profissional como instrumento no processo decisório: um estudo acerca da percepção dos contadores do Cariri Ocidental no ano de 2019. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21453
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kathia Francielly Lino de Lima.pdfPDF - Kathia Francielly Lino de Lima593.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.