Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21467
Título: Madona abandonada: maternidade e adoção em O Quinze, de Rachel de Queiroz
Autor(es): Neves, Jadla Manuella
Palavras-chave: Maternidade
O Quinze (Romance)
Rachel de Queiroz (Escritora brasileira)
Abandono materno
Adoção
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a representação da figura materna na literatura regionalista. Mais especificamente, interessa-nos estudar um tipo específico de mãe: aquela que Motta (2015) chama de madona abandonada, isto é, mulheres que não puderam vivenciar a experiência da maternidade porque, apesar de terem dado à luz, tiveram, por razões várias, de abandonar o filho ou entregá-lo para adoção. O abandono ou a entrega para adoção são ações vistas, em nossa cultura, a partir de uma perspectiva negativa e condenatória. Isso faz com que a mãe que o praticou seja abandonada à própria sorte, à solidão e à culpa por não ter podido cumprir com o papel de mãe consolidado como legítimo socialmente, isto é, mulheres que, em meio a circunstâncias tão adversas, são levadas a entregarem seus filhos para outra pessoa. Para tanto, tomamos como corpus o romance O Quinze (1937), da escritora cearense Rachel de Queiroz (1910-2003), e analisamos as personagens Cordulina e Conceição à luz dos pensamento de Araújo (2009), Del Priore (1980), Badinter (1980) e Motta (2015), por estudar o sofrimento causado na mãe que é levada a separar-se dos filhos.
Descrição: NEVES, J. M. Madona abandonada: maternidade e adoção em O Quinze, de Rachel de Queiroz. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21467
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jadla Manuella Neves.pdfPDF - Jadla Manuella Neves578.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.