Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Janayna Estandeslau da | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T12:04:01Z | - |
dc.date.available | 2020-01-15T12:04:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21478 | - |
dc.description | SILVA, J. E. Sala de aula invertida para o ensino da matemática na escola básica: abordagens e possibilidades. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou como a metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI) pode contribuir para o ensino de Matemática em uma Turma do 9° Ano de uma escola da rede pública estadual no município de Monteiro – PB. O principal objetivo foi colaborar com as discussões e possibilidades para o ensino de Matemática. Para tanto, no desenvolvimento da pesquisa com a turma, foi usando como conteúdo específico os números reais e suas operações, com o propósito de investigar a partir da proposta de SAI o desenvolvimento de competências individuais, de colaboração e autoestudo, organização de autoaprendizagem e desenvolvimento do pensamento crítico com auxílio de mídias tecnológicas. Dessa forma, previamente ao desenvolvimento da pesquisa, utilizamos um questionário com a Turma para compreender as possibilidades de trabalhar segundo nossa proposta e, após as análises, foi elaborada uma sequência didática e uma produção de videoaulas para o estudo prévio do conjunto dos números reais e atividades complementares a serem exploradas no momento presente em sala de aula. Os resultados apontam que a SAI é uma metodologia ativa de grande importância que possibilita a autonomia, criticidade, reflexão e desenvolvimento, entretanto, por ser uma proposta relativamente recente em nossa realidade escolar, ainda há desafios, pois alguns alunos não têm o hábito de estudar fora da sala de aula e alguns ainda carecem de recursos tecnológicos necessários para subsidiar os estudos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Ma. Gilmara Gomes Meira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sala de Aula Invertida (SAI) | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Conjunto dos números reais | pt_BR |
dc.title | Sala de aula invertida para o ensino da matemática na escola básica: abordagens e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janayna Estandeslau da Silva.pdf | PDF - Janayna Estandeslau da Silva | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.