Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gilcélia Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T14:48:52Z | - |
dc.date.available | 2020-01-23T14:48:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21485 | - |
dc.description | SILVA, Gilcélia Santos da. Desafios encontrados pelos professores nas salas de aula de alfabetização na E.M.E.I.F. Antônio José de Andrade - Município de Mogeiro-PB. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por objetivo discutir as questões que permeiam o cotidiano escolar do professor alfabetizador, com ênfase nos desafios enfrentados em sala de aula por esses profissionais, pois, muitas vezes, o alfabetizador se depara com obstáculos que limitam seu trabalho e retardam o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Dessa forma, analisando a prática diária da professora Francileide Sá, e considerando as contribuições teóricas de autores como: Cambi (1999), Ferreiro (1985), Lemle (1988), Nérici (1972), Piaget (1977), Poerch (1990) pudemos refletir teoricamente, e na prática como se dá o desafio de alfabetização dos alunos em sala de aula. Constatando que alguns dos desafios enfrentados pelo alfabetizador são a pouca formação focada na alfabetização, a falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos e o alto índice de indisciplina presente em sala de aula. Mediante estes resultados, concluiu-se que para superar os desafios propostos, o educador deve agir em conjunto com a comunidade escolar e com os pais para rever ações e criar outras medidas no intuito de oferecer uma educação qualitativa ao aluno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Prática em sala de aula | pt_BR |
dc.title | Desafios encontrados pelos professores nas salas de aula de alfabetização na E.M.E.I.F. Antônio José de Andrade - Município de Mogeiro-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gilcélia Santos da Silva.pdf | PDF - Gilcélia Santos da Silva | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.