Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21490
Título: Educação escolar Quilombola: análise das práticas pedagógicas na comunidade Cruz da Menina-PB
Autor(es): Silva, Maria do Livramento Reis da
Palavras-chave: Lei 10639/03
Educação Quilombola
Práticas pedagógicas
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar se a história e cultura da população afro- brasileira e da comunidade quilombola Cruz da Menina, localizada na zona rural do município de Dona Inês- PB estão sendo trabalhadas em sala de aula. Para isso, traremos para a discussão a importância de uma educação específica para as escolas localizadas em comunidades quilombolas e a necessidade da escola contribuir para a valorização da diversidade e afirmação da identidade negra, com a aplicação da lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), pois vivemos em um país com uma grande diversidade étnica e cultural, que na maioria das vezes não é contemplada no ambiente escolar. Ressaltamos também, a importância de escola e comunidade manter diálogo para que juntas atuem na luta contra o preconceito, racismo e discriminação, contribuindo assim, para os alunos sentirem orgulho de suas origens, reconhecendo-se como parte importante da história. A pesquisa utilizará a abordagem qualitativa, realizada através da pesquisa de campo e também é um estudo de caso. No que tange a parte teórico-metodológica nos apoiamos nos estudos de Munanga (2005), Silva (2007), Gomes (2003,2011), Conceição (2015) dentre outros e nos documentos oficiais, Brasil (1988), Brasil (2003), Brasil (2004) e Brasil (2012). Para a coleta de dados foram utilizadas observações e entrevistas com uma professora e um gestor municipal, além das observações das práticas desenvolvidas na escola. Notamos que, a docente e o secretário municipal têm conhecimentos sobre os documentos legais e a necessidade de uma educação igualitária que respeite os povos quilombolas. Notamos ainda, que ações são pensadas para proporcionar aos alunos uma boa aprendizagem, buscando aproximar os conteúdos com as suas vivências.
Descrição: SILVA, M. do L. R. da. Educação escolar Quilombola: análise das práticas pedagógicas na comunidade Cruz da Menina-PB. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21490
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Livramento Reis da Silva.pdfPDF - Maria do Livramento Reis da Silva1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.