Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21494
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Sabrina Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T14:27:56Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T14:27:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21494 | - |
dc.description | SANTOS, Sabrina Pereira dos. A contação de história e a articulação entre a oralidade, a leitura e a escrita: relato de uma experiência em turma de estágio supervisionado. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A alfabetização é um processo de extrema importância na vida das crianças, e a ludicidade, possui um papel de grande relevância nesse processo, pois, esta favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo, imaginário, familiar e social da criança. Baseando-se no fato que as salas de aula, não são homogêneas, o teste das quatro palavras e uma frase proposto por Ferreiro e Teberosky (2008), sugere que o professor trabalhe com seus alunos diante de seus resultados, sendo possível trabalhar de acordo com a dificuldade de cada criança. Outro fato importante, é a necessidade de o professor compreender as capacidades necessárias para a alfabetização, as quais segundo Lemle (2009), relaciona os símbolos, a diferenciação das letras, a distinção dos sons da fala, à consciência da unidade da palavra e por último a organização da página escrita. Dentro desta perspectiva, este artigo tem o objetivo de relatar uma experiência vivenciada no estágio supervisionado no ensino fundamental - anos iniciais, do curso de Pedagogia da UEPB, o qual foi realizado na escola Municipal Nila Ferreira, no município de Fagundes, Paraíba. A partir das observações realizadas no estágio, foi desenvolvido um projeto que teve como base, compreender a importância da ludicidade na educação dos anos iniciais em conjunto com os níveis de aprendizagem de Ferreiro e Teberosky (2008), como também, considerando as cinco capacidades necessárias do educador segundo Lemle (2009). Observamos que o processo de alfabetização dos alunos, através da realização do teste das quatro palavras e uma frase, realizado com as crianças, nos permitiu enxergar, apesar de estarem, no momento, em diferentes níveis de escrita, a possibilidade de avançarem de um nível para outro, se forem motivadas a pensarem e a criarem suas hipóteses sobre as suas construções. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Ruth Brito de Figueiredo Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | A contação de história e a articulação entre a oralidade, a leitura e a escrita: relato de uma experiência em turma de Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sabrina Pereira dos Santos.pdf | PDF - Sabrina Pereira dos Santos | 667.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.