Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21497
Título: Quadro geográfico do município de Bananeiras/PB com auxílio do sensoriamento remoto e geoprocessamento
Autor(es): Andrade, Edson Henrique Almeida de
Palavras-chave: Geografia física
Geotecnologias
Análise ambiental
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: O Quadro Geográfico, enquanto ferramenta de estudo e desenvolvimento de novos projetos para planejamento e conservação, tem como finalidade compreender os elementos naturais que agem diretamente no contexto local, além de relacioná-los às ações antrópicas. A partir dessa definição, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma descrição local do meio ambiente do município de Bananeiras/PB, afim de construir, através do software Qgis, um material que caracterize a dinâmica da natureza local, além de entender como as especificidades naturais influenciam o cotidiano dos bananeirenses. Na metodologia, como fundamentação teórica, foram utilizadas pesquisas bibliográficas que contam com autores como Christofoletti (1999), Bertrand & Bertrand (2007), Sotchava (1977), Silva (2003), Vitte & Guerra (2010), Carvalho (2008), Nanni (2019), Nascimento & Sampaio (2004), entre outros. Na parte prática, os materiais utilizados foram fotografias do município, imagens do satélite CBERS 4 disponibilizadas por órgãos como CPRM, INPE, IBGE e AESA, arquivos no formato shapefile (*.SHP), além do próprio Qgis em sua versão 3.4.13. Após as análises dos mapas construídos, foi possível identificar que o município de Bananeiras está inserido em duas bacias hidrográficas (Curimataú e Mamanguape); possui estrutura geológica diversificada contando com a presença da Formação Barreiras, Serra dos Martins, entre outras estruturas, tendo sua parte mais antiga datando de 65 milhões de anos aproximadamente e tem boa parte do seu solo utilizado para agricultura e localização da Floresta Estacional Decidual que é típica de Brejo de Altitude. Com esses resultados disponibilizados, o município contará com material de apoio para o planejamento urbano, turístico e ambiental que auxiliarão no crescimento ordenado local evitando riscos ao meio ambiente e à própria estrutura municipal.
Descrição: ANDRADE, E. H. A. de. Quadro geográfico do município de Bananeiras/PB com auxílio do sensoriamento remoto e geoprocessamento. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21497
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Henrique Almeida de Andrade.pdfPDF - Edson Henrique Almeida de Andrade2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.