Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21499
Título: Desafios da educação geográfica no contexto da residência pedagógica: um estudo comparativo entre escolas parceiras do Centro de Humanidades - UEPB
Autor(es): Santos, Gilmara Silva dos
Palavras-chave: Geografia
Educação geográfica
Residência pedagógica
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: Sabemos que a educação geográfica enfrentou processos, modificações e desafios ao longo dos tempos. Na contemporaneidade, os docentes de geografia também enfrentam desafios mediante o ensino-aprendizagem. Desta forma, a pesquisa objetiva discutir a educação geográfica mediante os desafios presentes na geografia escolar e na prática docente, tendo por base um estudo comparativo das escolas trabalhadas pelos residentes e preceptoras da Residência Pedagógica de Geografia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba. Especificamente, fazer uma abordagem sobre a Geografia e seus desafios como disciplina escolar, trazer reflexões concernentes à Residência Pedagógica, Estágio Supervisionado, à BNCC, o papel do professor e da escola na construção do conhecimento e expor os desafios vivenciados pelos participantes da Residência Pedagógica. A escolha do tema se deu a partir da nossa experiência no programa em que percebemos a importância de conhecermos esses desafios oriundos de nossa própria vivência antes do término do curso e não apenas por experiência dos outros. O trabalho se utilizou do método materialista histórico dialético e seu procedimento metodológico parte de autores como Andrade (2008), Callai (2011), Manfio (2016), Cardoso (2016) e Maylsz (2011); posteriormente, se tem a análise dos dados através de um questionário com os residentes das escolas. O trabalho conta com uma abordagem qualitativa, tratando- se de um estudo de caso nas escolas Centro Educacional Osmar de Aquino, Guarabira/PB e Escola Municipal José Tomaz de Aquino, Cuitegi/PB. A pesquisa possui relevância para a sociedade contemporânea, que reflete diante da conjuntura educacional e procura melhorias. Os resultados da pesquisa além de demostrar a importância do referido programa para a formação dos residentes de ambas escolas, apresenta os desafios mediante suas práticas docentes.
Descrição: SANTOS, G. S. dos. Desafios da educação geográfica no contexto da residência pedagógica: um estudo comparativo entre escolas parceiras do Centro de Humanidades - UEPB. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21499
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmara Silva dos Santos.pdfPDF - Gilmara Silva dos Santos1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.