Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Joziane Guedes-
dc.date.accessioned2013-10-23T14:56:28Z-
dc.date.available2013-10-23T14:56:28Z-
dc.date.issued2013-10-23-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2149-
dc.descriptionAraújo, J. G. Atendimento educacional especializado:o acreditar faz diferença!. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractDesde a fomentação da Declaração de Salamanca, em 1994, muitos estudos a respeito da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em classes regulares, passaram a ter grande relevância e vêm proporcionando espaço para discussões essenciais a acerca do acesso a um sistema de ensino adequado para atender, de maneira eficaz, a estes alunos. Nesta perspectiva, o presente artigo pretende expor uma abordagem de experiência prática entre docente e discentes que apresentam necessidades educacionais especiais, como também analisar o desenvolvimento gradativo destes alunos, inclusos em um ambiente que, de fato, lhe é favorável, tanto em habilidades quanto em competências. Para tanto, toma-se como dados para análise de registro, a reunião de fatores internos/externos que permeiam a vivência discente para uma diagnose efetiva (planejamento, elaboração, execução de atividades), observando o reflexo que a metodologia do Atendimento Educacional Especializado (AEE) desempenha na aprendizagem deste aluno. Alguns resultados apontam para o fato de que a necessidade especial quando trabalhada de forma sistematizada/adequada, em muito contribui para a realização individual de cada aluno que, por sua vez, necessita de um olhar crítico-construtivo que observe e que proponha desafios para que este aluno se supere e se desenvolva. O AEE, portanto, confirma a desmistificação de uma série de preconceito que envolvem os indivíduos com necessidades educacionais especiais e corrobora com o fato de que avanços e progresso são sempre possíveis, basta nos esforçarmos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Diana Sampaio Bragapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPessoas Portadoras de Necessidades Especiaispt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado:o acreditar faz diferença!pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joziane Guedes Araújo.pdfJoziane Guedes Araújo609.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.