Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Joyce Almeida Ataíde-
dc.date.accessioned2020-01-27T14:36:55Z-
dc.date.available2020-01-27T14:36:55Z-
dc.date.issued2019-06-08-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21505-
dc.descriptionALVES, Joyce Almeida Ataíde. O ensino da Matemática no 5º ano do ensino fundamental - uma perspectiva interdisciplinar. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva levantar uma discussão teórico-metodológica ao analisar alguns aspectos estudados em relação ao ensino de Matemática, numa perspectiva interdisciplinar do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Buscou-se uma metodologia de abordagem qualitativa de cunho descritiva, cujos procedimentos se definiram como uma experiência do processo interacional de mediação entre professor e aluno em sala de aula, em uma turma de 5º ano, na faixa etária de 10 a 15 anos de uma escola pública do município de Campina Grande, Paraíba. Optou-se por fundamentar a pesquisa nos estudos de Dante (2009), Danyluk (1991, 2002), Gerhardt; Silveira, (2009), Saviani, (1985,1997), Rivièri (In: COLL e MARTÍN, 2004), Vilela; Mendes, (2003) entre outros documentos oficiais já publicados em circulação. Espera-se com este estudo poder contribuir para algum tipo de mudança significativa, no modo do fazer pedagógico de educadores inseridos nessa etapa de ensino, em relação à disciplina Matemática de perspectiva da interdisciplinar. Conclui-se com este estudo que ainda a muito por se fazer na intenção de se alcançar tanto uma prática mais frequente, no ensino dos conteúdos matemáticos quanto na direção de um professor que apresenta o conteúdo da matemática, na perspectiva da oralidade, partindo das definições, exemplos, demonstrações de propriedades, seguidas de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicação e, propondo que, o aluno aprenda, não por meio da reprodução e da memorização, mas, por meio de uma aprendizagem realmente significativa, que estimule o aluno à construção e a realização em sala de aula de atividades que esteja baseada na realidade vivenciada pelo aluno no seu nível de letramento diário.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria José Guerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.titleO ensino da Matemática no 5º ano do ensino fundamental - uma perspectiva interdisciplinarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joyce Almeida Ataíde Alves.pdfPDF - Joyce Almeida Ataíde Alves797.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.