Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Joyce Almeida Ataíde | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-27T14:36:55Z | - |
dc.date.available | 2020-01-27T14:36:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21505 | - |
dc.description | ALVES, Joyce Almeida Ataíde. O ensino da Matemática no 5º ano do ensino fundamental - uma perspectiva interdisciplinar. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva levantar uma discussão teórico-metodológica ao analisar alguns aspectos estudados em relação ao ensino de Matemática, numa perspectiva interdisciplinar do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Buscou-se uma metodologia de abordagem qualitativa de cunho descritiva, cujos procedimentos se definiram como uma experiência do processo interacional de mediação entre professor e aluno em sala de aula, em uma turma de 5º ano, na faixa etária de 10 a 15 anos de uma escola pública do município de Campina Grande, Paraíba. Optou-se por fundamentar a pesquisa nos estudos de Dante (2009), Danyluk (1991, 2002), Gerhardt; Silveira, (2009), Saviani, (1985,1997), Rivièri (In: COLL e MARTÍN, 2004), Vilela; Mendes, (2003) entre outros documentos oficiais já publicados em circulação. Espera-se com este estudo poder contribuir para algum tipo de mudança significativa, no modo do fazer pedagógico de educadores inseridos nessa etapa de ensino, em relação à disciplina Matemática de perspectiva da interdisciplinar. Conclui-se com este estudo que ainda a muito por se fazer na intenção de se alcançar tanto uma prática mais frequente, no ensino dos conteúdos matemáticos quanto na direção de um professor que apresenta o conteúdo da matemática, na perspectiva da oralidade, partindo das definições, exemplos, demonstrações de propriedades, seguidas de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicação e, propondo que, o aluno aprenda, não por meio da reprodução e da memorização, mas, por meio de uma aprendizagem realmente significativa, que estimule o aluno à construção e a realização em sala de aula de atividades que esteja baseada na realidade vivenciada pelo aluno no seu nível de letramento diário. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Letramento matemático | pt_BR |
dc.title | O ensino da Matemática no 5º ano do ensino fundamental - uma perspectiva interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joyce Almeida Ataíde Alves.pdf | PDF - Joyce Almeida Ataíde Alves | 797.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.