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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21510
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mota, Edna Maria Farias | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-27T14:41:44Z | - |
dc.date.available | 2020-01-27T14:41:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21510 | - |
dc.description | MOTA, Edna Maria Farias. A relação afetiva entre a família/escola e sua importância na aprendizagem da educação infantil. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é resultante da nossa prática de observação e atuação docente, como professora-estagiária do curso de Pedagogia – PARFOR/CAPES da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB que foi realizada, em uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, na turma do Maternal-II, com um total de 20 crianças matriculadas, na faixa etária entre 3 e 4 anos. O objetivo desse estudo era compreender a importância da relação afetiva entre família-escola no processo de ensino-aprendizagem da criança da Educação Infantil. Para analisar a importância da afetividade no desenvolvimento da criança, foram desenvolvidas atividades por meio de um projeto de intervenção escolar, cujo tema era “família”, do qual se buscou a melhoria das relações entre escola e família. Nesse contexto, a metodologia utilizada neste estudo foi o relato de experiência alicerçado nos conceitos e pressupostos de afetividade sob o olhar walloniano. O apoio teórico se fundamentou na consulta em documentos oficiais já publicados e em circulação, sobre a Educação Infantil e nos estudos de Brandão (2005), Chalita (2003), Dantas (1992), Saltini (1997), Tiba (2002), Vygotsky (2003), Wallon (1968), entre outros. Como resultado deste trabalho, constatou-se que existe um valor afetivo muito presente na imaginação da criança em relação aos seus pais, sobretudo, em relação as suas mamães, mas, que ainda precisa ser complementado ou continuado um trabalho com mais entusiasmo em relação à interação afetiva tanto vinda de uma maior participação da família para o contexto escolar quanto de uma maior aproximação da escola em relação a família da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A relação afetiva entre a família/escola e sua importância na aprendizagem da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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