Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21511
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Sandra Vitorino Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-27T14:41:59Z | - |
dc.date.available | 2020-01-27T14:41:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.782 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21511 | - |
dc.description | FERNANDES, Sandra Vitorino Albuquerque. A temática bullying e o estágio supervisionado: relato de experiência em uma escola do município de Boa Vista/PB. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O comportamento agressivo tem se tornado cada vez mais comum no espaço escolar. Acredita- se que atos de violência física, verbal e psicológica, bem como apelidos pejorativos praticados por alguns alunos, têm sido fatores relevantes no baixo rendimento escolar dos alunos vítimas destes atos. Diante desses fatos, o presente trabalho tem como objetivo, relatar uma experiência obtida no estágio supervisionado no ensino fundamental – anos, iniciais do curso de pedagogia da UEPB, o qual foi realizado no ano de 2018, em uma escola Municipal no município de Boa Vista-PB, onde houve a fase de observação com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. A partir das analises e constatações obtidas no estágio é que foi possível perceber que nesta escola estava tendo conflitos entre os alunos, a partir dai foi desenvolvido um projeto didático, no intuito de discutir o tema bullying, buscar soluções diante da importância deste assunto e trabalhar as causas destes comportamentos no ambiente escolar, mostrando que tais atitudes trazem consequências negativas tanto para os autores como para as vítimas, afetando a formação psicológica, emocional e sócio-educacional dos envolvidos. A temática foi trabalhada com toda a comunidade escolar, através de palestras, debates, vídeos e uma sequência de atividades, finalizando com uma peça teatral que possibilitou trabalhar todas as causas e consequências e as formas de combater este fenômeno. O desenvolvimento desse projeto foi de grande importância, conscientizando que a família e a escola têm papel fundamental em combater o bullying, e que ambas devem estimular o diálogo, a empatia, a justiça, a solidariedade e, sobretudo o respeito, fatores fundamentais para que haja um vínculo da socialização para o desenvolvimento psíquico e social de seus educandos, desenvolvendo assim, o lado cidadão de cada indivíduo com formação plena de seus direitos e também de seus deveres. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Ruth Brito de Figueiredo Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | A temática bullying e o estágio supervisionado: relato de experiência em uma escola do município de Boa Vista/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sandra Vitorino Albuquerque Fernandes.pdf | PDF - Sandra Vitorino Albuquerque Fernandes | 714.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.