Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Sandra Vitorino Albuquerque-
dc.date.accessioned2020-01-27T14:41:59Z-
dc.date.available2020-01-27T14:41:59Z-
dc.date.issued2019-06-15-
dc.identifier.otherCDD 371.782-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21511-
dc.descriptionFERNANDES, Sandra Vitorino Albuquerque. A temática bullying e o estágio supervisionado: relato de experiência em uma escola do município de Boa Vista/PB. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO comportamento agressivo tem se tornado cada vez mais comum no espaço escolar. Acredita- se que atos de violência física, verbal e psicológica, bem como apelidos pejorativos praticados por alguns alunos, têm sido fatores relevantes no baixo rendimento escolar dos alunos vítimas destes atos. Diante desses fatos, o presente trabalho tem como objetivo, relatar uma experiência obtida no estágio supervisionado no ensino fundamental – anos, iniciais do curso de pedagogia da UEPB, o qual foi realizado no ano de 2018, em uma escola Municipal no município de Boa Vista-PB, onde houve a fase de observação com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. A partir das analises e constatações obtidas no estágio é que foi possível perceber que nesta escola estava tendo conflitos entre os alunos, a partir dai foi desenvolvido um projeto didático, no intuito de discutir o tema bullying, buscar soluções diante da importância deste assunto e trabalhar as causas destes comportamentos no ambiente escolar, mostrando que tais atitudes trazem consequências negativas tanto para os autores como para as vítimas, afetando a formação psicológica, emocional e sócio-educacional dos envolvidos. A temática foi trabalhada com toda a comunidade escolar, através de palestras, debates, vídeos e uma sequência de atividades, finalizando com uma peça teatral que possibilitou trabalhar todas as causas e consequências e as formas de combater este fenômeno. O desenvolvimento desse projeto foi de grande importância, conscientizando que a família e a escola têm papel fundamental em combater o bullying, e que ambas devem estimular o diálogo, a empatia, a justiça, a solidariedade e, sobretudo o respeito, fatores fundamentais para que haja um vínculo da socialização para o desenvolvimento psíquico e social de seus educandos, desenvolvendo assim, o lado cidadão de cada indivíduo com formação plena de seus direitos e também de seus deveres.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Ruth Brito de Figueiredo Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA temática bullying e o estágio supervisionado: relato de experiência em uma escola do município de Boa Vista/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra Vitorino Albuquerque Fernandes.pdfPDF - Sandra Vitorino Albuquerque Fernandes714.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.