Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21512
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marcelino, Maria Aparecida de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-27T14:42:14Z | - |
dc.date.available | 2020-01-27T14:42:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21512 | - |
dc.description | MARCELINO, Maria Aparecida de Araújo. O uso de brinquedo lúdico e brincadeiras - no 4º ano de uma escola pública no Município de Fagundes/PB. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva apresentar a análise do uso de brinquedos e brincadeiras para o aluno do 4º ano de uma escola pública do município de Fagundes/ PB, a partir das experiências e efeitos que os brinquedos e as brincadeiras trazem para o desenvolvimento das crianças. Escolheu-se a metodologia de natureza qualitativa cujo procedimento metodológico se fundamentou numa pesquisa bibliográfica, descritiva e interpretativa dos dados coletados no contexto da atividade docente de sala de aula, durante o Estágio de docência do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Muitos são os autores que falam que é através das brincadeiras que as crianças se preparam para a vida adulta descobrindo sua personalidade. Buscamos apoio teórico nos estudos de Attos (1999), Bueno (2010), Chaves (2014), Freire (2004), Nallin (2005), Oliveira (2002), Seabra (2010), Silva (2004), entre outros. Diante da análise, concluímos que esse estudo foi muito proveitoso para o desenvolvimento global dos alunos da turma em análise (4º ano do Ensino Fundamental I), visto que é muito salutar envolver as brincadeiras nas atividades do Ensino Fundamental Anos Iniciais, garantindo com isso, melhor fluência no ensino aprendizagem, logo, percebemos o brinquedo como objeto facilitador para que as brincadeiras venham a ser atividades prazerosas, concluímos também que houve verdadeira participação das crianças analisadas no decorrer do Projeto de Pesquisa, com amplo desenvolvimento de todos nas atividades lúdicas elencadas no Artigo que se segue. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Vivência docente | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O uso de brinquedo lúdico e brincadeiras - no 4º ano de uma escola pública no Município de Fagundes/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Aparecida de Araújo Marcelino.pdf | PDF - Maria Aparecida de Araújo Marcelino | 773.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.