Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21513
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Justino, Joana Paula do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-27T14:42:24Z | - |
dc.date.available | 2020-01-27T14:42:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21513 | - |
dc.description | JUSTINO, Joana Paula do Nascimento. Prática didática e inclusão: convivendo com a diferença em sala de aula. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo traz uma abordagem sobre a importância de uma prática didática lúdica que favoreça o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. O mesmo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado no Estágio III, em uma escola pública na cidade de Fagundes- PB. Momento que foi realizado um projeto de intervenção com uma turma do fundamental I, abordando a temática: Inclusão Escolar - o respeito a diversidades dentro da sala de aula. Através do desenvolvimento desse projeto, foi possível conduzir momentos de conscientização, mostrando aos alunos como é importante respeitar as diferenças entre as pessoas, percebendo que cada indivíduo apresenta algum tipo de limitação seja na aprendizagem, na realização de tarefas, de locomoção, visão entre outras. A metodologia utilizada para esse artigo, foi a pesquisa qualitativa e participante. Já teoricamente nos baseamos em autores a exemplo de Monteiro (2001); Libâneo (2002); Carvalho (2002) entre outros. A partir dos resultados obtidos através da semana de intervenção bem como a participação interativa dos alunos, conclui-se que apesar da inclusão ser um tema bastante discutido socialmente, ainda tem deixado a desejar especialmente em sala de aula. Pois, alguns profissionais da educação não se apresentam abios em desenvolver práticas pedagógicas que favoreçam o processo inclusivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Prática didática e inclusão: convivendo com a diferença em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joana Paula do Nascimento Justino.pdf | PDF - Joana Paula do Nascimento Justino | 708.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.