Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alaíde Gomes da-
dc.date.accessioned2020-01-27T14:42:40Z-
dc.date.available2020-01-27T14:42:40Z-
dc.date.issued2019-06-15-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21514-
dc.descriptionSILVA, Alaíde Gomes da. O papel da escola nos processos de alfabetização e letramento: reflexão a partir do Estágio Supervisionado. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, a educação básica encontra-se em total insegurança, onde indivíduos já escolarizados não são capazes de compreender o que lêem. Buscando esclarecer tais circunstâncias, este trabalho vem para assegurar à importância de se entender a significação de alfabetização e letramento. Para tanto, a finalidade do presente artigo , foi resultado no estágio supervisionado no ensino fundamental I com o desenvolvimento do projeto de intervenção sobre o gênero textual compreendendo sua função e o uso em diferentes situações sociais e objetivando especificamente o desenvolvimento e utilização da linguagem para representar e comunicar idéias e conhecimentos. A intervenção foi realizada na escola Municipal de Ensino Fundamental José Tito Filho em Riachão do Bacamarte-PB numa turma de 4°ano do Ensino Fundamental, composta por 11 alunos, sendo 7 meninas e 4 meninos. Tendo a faixa etária de 9 e 11 anos. Essa intervenção teve duração de uma semana no período da manhã. No entanto trabalhar a língua e seus usos nos contextos de comunicação fomentou aos alunos o interesse pelas produções textuais e análises lingüísticas. Tal interesse intensificado com a associação lúdica dos textos literários e das atividades criativa em uma visão mais clara e abrangente sobre o letramento, pautada nas ações que fazem uso da leitura e da escrita, onde foi possível ainda constatar que a relação deste estágio se tornou um momento crucial para a formação docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Elvira Bezerra Pessoapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleO papel da escola nos processos de alfabetização e letramento: reflexão a partir do Estágio Supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alaide Gomes da Silva.pdfPDF - Alaide Gomes da Silva641.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.