Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21514
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Alaíde Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-27T14:42:40Z | - |
dc.date.available | 2020-01-27T14:42:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21514 | - |
dc.description | SILVA, Alaíde Gomes da. O papel da escola nos processos de alfabetização e letramento: reflexão a partir do Estágio Supervisionado. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil, a educação básica encontra-se em total insegurança, onde indivíduos já escolarizados não são capazes de compreender o que lêem. Buscando esclarecer tais circunstâncias, este trabalho vem para assegurar à importância de se entender a significação de alfabetização e letramento. Para tanto, a finalidade do presente artigo , foi resultado no estágio supervisionado no ensino fundamental I com o desenvolvimento do projeto de intervenção sobre o gênero textual compreendendo sua função e o uso em diferentes situações sociais e objetivando especificamente o desenvolvimento e utilização da linguagem para representar e comunicar idéias e conhecimentos. A intervenção foi realizada na escola Municipal de Ensino Fundamental José Tito Filho em Riachão do Bacamarte-PB numa turma de 4°ano do Ensino Fundamental, composta por 11 alunos, sendo 7 meninas e 4 meninos. Tendo a faixa etária de 9 e 11 anos. Essa intervenção teve duração de uma semana no período da manhã. No entanto trabalhar a língua e seus usos nos contextos de comunicação fomentou aos alunos o interesse pelas produções textuais e análises lingüísticas. Tal interesse intensificado com a associação lúdica dos textos literários e das atividades criativa em uma visão mais clara e abrangente sobre o letramento, pautada nas ações que fazem uso da leitura e da escrita, onde foi possível ainda constatar que a relação deste estágio se tornou um momento crucial para a formação docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elvira Bezerra Pessoa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | O papel da escola nos processos de alfabetização e letramento: reflexão a partir do Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alaide Gomes da Silva.pdf | PDF - Alaide Gomes da Silva | 641.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.