Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Ângela Sabrina Balbino de-
dc.date.accessioned2020-01-30T15:03:49Z-
dc.date.available2020-01-30T15:03:49Z-
dc.date.issued2019-06-15-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21521-
dc.descriptionMELO, Ângela Sabrina Balbino de. Jogos e brincadeiras : o lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, cuja finalidade é um direcionamento integral das várias dimensões do desenvolvimento da criança, na fase entre zero a cinco anos de idade. Por ser o ponto de partida, esta fase da educação é dotada de complexidade, e sua função pedagógica deve superar a mera transmissão de informações, para ampliar os conhecimentos infantis, por meio da própria realidade. Portanto, as atividades devem ser adaptadas e com significado concreto para a criança, preparando-a para os demais níveis de ensino e para a inserção social. Considerando que a realidade infantil é permeada de passatempos e brinquedos, este trabalho tem o objetivo de analisar a importância do uso de jogos e brincadeiras como estratégias de ensino e aprendizagem na educação infantil. Para cumprir com estes objetivos, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa por meio da técnica de pesquisa bibliográfica, realizada através do levantamento de livros, artigos e outas obras de relevância científica que abordassem a temática. Ao final, foi possível concluir que brincadeiras e jogos trazem uma nova proposta pedagógica, segundo a qual os processos educativos da Educação Infantil devem estar comprometidos não somente com a transmissão de conhecimentos direta pelo educador ao aluno, mas com uma aprendizagem ativa, que permita à criança explorar todas as possibilidades de movimentos, texturas, cores, palavras, formas, sons, gestos e objetos, dentro e fora da escola, auxiliando, através da aproximação de sua própria realidade, no seu desenvolvimento físico e psíquico e na sua integração social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Silvânia Karla de Farias Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras : o lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ângela Sabrina Balbino de Melo.pdfPDF - Ângela Sabrina Balbino de Melo589.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.