Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVentura, Solange de Lima-
dc.date.accessioned2020-01-31T15:08:51Z-
dc.date.available2020-01-31T15:08:51Z-
dc.date.issued2019-06-15-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21539-
dc.descriptionVENTURA, Solange de Lima. Educação contextualizada: relato de experiência na sala de aula do Ensino Fundamental no município de Juazeirinho-PB. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um relato de experiência vivenciada na sala de aula do 1º Ano do Ensino Fundamental que ocorreu no decorrer do Estágio Supervisionado III na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Ananias Apolinário, localizada no Sítio Caiana, município de Juazeirinho-PB. O estudo foi realizado a partir das seguintes etapas: observação, registro e análise das atividades desenvolvidas pelo professor regente para em seguida, elaborar o projeto pedagógico e no terceiro momento, colocá-lo em prática na sala de aula. Neste percurso, baseada no aporte teórico de autores como Freire (2011), Silva (2010, Feitosa (2011), Gadotti e Antunes (2008), dentre outros, verificou-se a importância da observação do contexto para definição das estratégias apropriadas para planejamento do processo de ensino e aprendizagem. Ao presenciar repetidas cenas de desrespeito entre as crianças, decidiu-se atuar nessa questão visando a melhoria do relacionamento na escola, assim, foi elaborado o Projeto “Arte e letramento para promoção da prática do respeito no ambiente escolar”. A ação teve como objetivo principal promover a prática do respeito no ambiente escolar, para concretização do objetivo proposto foram desenvolvidas atividades de acordo com o nível da turma. Neste percurso, os estudantes participaram de atividades livres e dirigidas culminando com apresentação cultural apresentada pelas crianças a comunidade escolar. Percebeu-se que através da integração dos conteúdos as crianças compreenderam os objetivos propostos e as atitudes desrespeitosas foram gradativamente minimizadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectPráticas educacionaispt_BR
dc.titleEducação contextualizada: relato de experiência na sala de aula do Ensino Fundamental no município de Juazeirinho-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Solange de Lima Ventura.pdfPDF - Solange de Lima Ventura1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.