Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21545
Título: A dança como conteúdo programático nas aulas de educação física
Autor(es): Dantas, Rosicleide Silva Nunes
Palavras-chave: Aptidão Física
Escolares
Hábitos Alimentares
Obesidade
Data do documento: 3-Jan-2020
Resumo: O objetivo do presente estudo, foi observar a qualidade de vida dos escolares, visando os níveis de obesidade, aptidão física e hábitos alimentares dos alunos da rede estadual de ensino, e 2) de que maneira a rede de ensino escolar tem se portado com temática em questão. Esta pesquisa e de caráter descritivo, quantitativa e qualitativa. Foi realizada na cidade de Jericó-PB, onde conta com apenas uma escola estadual, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Maia. A pesquisa foi realizada, com alunos na faixa etária de 12 a 17 anos de idade, no período de 30/07/2018 a 30/08/2018, onde foram selecionados 144 escolares para o estudo. A mesma foi dividida em três etapas; 1) solicitação da direção para a realização da pesquisa, 2) aplicação de dois questionários; um para obter o nível de atividades física, e o outro, um analise do consumo alimentar, 3) uma avalição física com os seguintes objetivos de avaliação: o peso, estatura, relação cintura/quadril e mensurar o IMC. Percebeu-se numa escala de classificação de obesidade, onde foi possível observa que, 66% dos escolares estavam com peso ideal ou normal, 5% abaixo do peso, 26% em excesso de peso e 5% se encontram obesos. Já em relação à aptidão física, estavam na condição de muito ativo ou ativos (17% e 35%) respectivamente, segundo o protocolo utilizado. Porém, 17% de nossa população se encontram sedentários, 7% Irregular ativo A, e 24%, irregular ativo B. Os alimentos consumidos pode-se observar que os alimentos mais consumidos foram: frutas, margarina, refrigerante, respectivamente, 87,7%, 82,6% e 79,1% dos escolares consomem tais alimentos, assim como foi percebido, o baixo consumo de legumes, apenas 34% dos escolares usam em suas alimentações. Outro dado foi que 14% escolares relataram que nas aulas ministradas pelos professores esse tema (obesidade, sedentarismo e alimentação) foi abordado, entretanto, 81% falaram que não tinha sido abordado e 5% não quiseram comentar. O nosso estudo mostrou que a população pesquisada se encontra com um baixo índice de obesidade, um considerável número de escolares com excesso de peso, porém, e em sua grande maioria estão com padrões normais para o peso. Já em relação aptidão física, foi possível perceber, uma grande quantidade de ativos, e índices relativamente normais. Entretanto, sobre a alimentação, os mesmos apresentaram um grande consumo de frutas, porém, ao mesmo tempo, um elevado consumo de refrigerantes e massas, que podem acarretar problemas futuros. Foi observado o grande tempo em posse de celulares, aumentando assim o tempo inatividade, que na qual é um dos estimulantes para a obesidade e em conjunto com a má alimentação. Obtivemos uma maior participação dos meninos, em relação às meninas nas aulas de educação física, e que a escola segundo os mesmos, tem trabalhado pouco temas voltados à saúde e bem-estar.
Descrição: DANTAS, R. S. N. A dança como conteúdo programático nas aulas de educação física. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21545
ISMN: CDD 613.7
Aparece nas coleções:64 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosicleide Silva Nunes Dantas.pdf495.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.