Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21554
Título: [Re]existência negra no RAP: um estudo de caso na canção Mamdume (2015) de Emicida
Autor(es): Silva, Eduardo do Nascimento
Palavras-chave: [Re]existência negra
RAP
Mamdume
Emicida
Data do documento: 22-Nov-2019
Resumo: Por séculos no Brasil a população negra encontrou meios para resistir às opressões que prevalecem até os dias atuais, buscando [Re]existir em uma sociedade pautada por aparatos de dominação como raça, classe e gênero que as deixa invisibilizada, posta à margem da sociedade. Pensando nisso, este trabalho tem como enfoque a reflexão de como a musicalidade torna-se uma ferramenta para população negra [Re]existir na sociedade. Nesse contexto, faz-se a utilização do gênero musical Rap, levando em consideração a música Mandume do cantor Emicida lançada no ano de 2015. Tendo como base o gênero musical Rap, propõe- se, também, uma reflexão acerca da musicalidade como importante fonte histórica cheia de narrativas que nem sempre estão presentes nos documentos oficiais. Desse modo, leva-se em consideração como, no Rap, encontra-se uma narrativa histórica que denota uma [Re]existência negra, assim como o empoderamento e afirmação da presença do povo negro na sociedade sendo proferidos através da música. Nossa análise é pautada na leitura crítica de Akotirene (2019), Berth (2019), Moreira (2019) e Ribeiro (2017), ambos têm como eixo a abordagem da população negra dentro do âmbito social de como vem resistindo contra os aparatos coloniais modernos.
Descrição: SILVA, E. do N. [Re]existência negra no RAP: um estudo de caso na canção Mamdume (2015) de Emicida. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21554
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo do Nascimento Silva.pdfPDF - Eduardo do Nascimento Silva1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.