Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21556
Título: O conto "O caçador": uma significação acionada pelo governo Collor
Autor(es): Moreira, Luiz Fernando Ferreira
Palavras-chave: Literatura paraibana
Autor contemporâneo
Conto
Crítica
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo mostrar a importância da Literatura Paraibana, assim como, dar destaque a um autor pouco conhecido no cânone literário, o valioso escritor paraibano da contemporaneidade, Rinaldo de Fernandes. Foi assim que optamos pela obra de Rinaldo de Fernandes, por sua crítica, muito presente nas suas obras. O texto do nosso estudo é o conto “O caçador” do livro que tem o mesmo nome. Para se atingir os objetivos desse trabalho, usamos como aporte teórico: Moisés (2007), Candido (2005), Brait (2006) e Gotlib (2006); e como base histórica Malta (2014) e Villa (2016). Dessa forma, consideramos no conto o ambiente histórico, a fim de enxergarmos sua significação crítica e o contexto histórico presentes em “O caçador”. Como procedimento para analisar o objeto de estudo, o conto, metodologicamente de maneira inicial introduziu-se um pouco sobre os aspectos do conto, e logo após dar início a uma análise na qual primeiro expomos os aspectos históricos da época do conto, foi feita em sequência uma explicação teórica da análise do conto que foi dividido em três momentos, sendo feita essa divisão do conto em momentos, procuramos assim facilitar a comparação da crítica simbólica em seu meio com a realidade histórica. E para esclarecer o que pretendemos, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o conto de maneira que possamos expor o seu simbolismo crítico com a realidade. Logo, O que irá ser feito nesta pesquisa se justifica pelo fato que procuramos: demonstrar a crítica presente na obra e valorizar a literatura paraibana, tendo em vista a escassez de análises nessa área.
Descrição: MOREIRA, L. F. F. O conto "O caçador": uma significação acionada pelo governo Collor. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21556
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Fernando Ferreira Moreira.pdfPDF - Luiz Fernando Ferreira Moreira785.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.