Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21558
Título: O "Servo de Cristo" em Capitães de Areia, de Jorge Amado
Autor(es): Félix, Gefferson Lammy da Silva
Palavras-chave: Literatura brasileira
Jorge Amado
Capitães da Areia
Padre José Pedro
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: O presente artigo analisa características que se distanciam do protagonista do romance Capitães da Areia (1937 [2008]), evidenciadas em episódios que envolvem o personagem padre José Pedro. Ele é um dos poucos personagens que conhece de perto o cotidiano dos meninos do trapiche e está sempre em busca de melhoria para a vida deles. Nesta análise, buscamos nos aprofundar na relação que o padre mantém com a Igreja Católica e o Estado, e também discutimos sobre a visão que a sociedade tem da relação do padre com os capitães da areia. Estas questões serão abordadas, metodologicamente, em uma leitura crítico-analítica e tem como base os posicionamentos de autores como Bosi (1988), Candido (2011), Castro (1985), dentre outros. Desta forma, buscamos complementar as pesquisas sobre a obra em questão, levando em consideração o ponto de vista a partir da trajetória do padre José Pedro na obra de ficção.
Descrição: FÉLIX, G. L. da S. O "Servo de Cristo" em Capitães de Areia, de Jorge Amado. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21558
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gefferson Lammy da Silva Félix.pdfPDF - Gefferson Lammy da Silva Félix1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.