Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, Sandra de Brito-
dc.date.accessioned2020-02-05T13:38:28Z-
dc.date.available2020-02-05T13:38:28Z-
dc.date.issued2017-11-18-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21559-
dc.descriptionMENEZES, Sandra de Brito. Literatura infantil e a arte de contar história: motivação para ler e escrever na turma do 4° ano do ensino fundamental. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo compreender e estudar a importância da literatura infantil e da arte de contar história como um recurso didático-pedagógico capaz de estimular e facilitar o processo de ensino e aprendizagem da aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita. O interesse para a realização deste estudo surgiu a partir da prática realizada, na turma do 4º ano do ensino fundamental, durante o estágio Supervisionado III, enquanto docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente utilizamos a pesquisa qualitativa tendo como objeto de estudo o texto da experiência vivida, na prática de sala de aula, para servir de estudo, e ao mesmo tempo, de análise e compreensão para ser estudado à luz dos estudos dos pesquisadores Abramovich (1995), Alves (2008), Aquino (1998), Arroyo (1968), Baldi (2009), Busatto (2003), Coelho (2001), Freire (1983), Gadotti (1982), Marcuschi (2008), Piaget (1971), Zago (1998), entre outros. Constatou-se que ainda existem, no âmbito do 4º ano, alunos que fazem uso da leitura de mundo em seu contexto social em práticas cotidianas, mas que não adquiriram o domínio da leitura e da escrita escolar; falta estímulo dos órgãos que tratam das políticas de leitura e das próprias escolas, inclusive dos educadores para uma formação docente reflexiva que pudesse melhor instrumentalizar a competência da compreensão leitora do aluno; a leitura eficaz pressupõe uma concepção de língua e linguagem, de leitura, de sujeito, de texto, de ensino e de aprendizagem, para ser contextualizada numa orientação teórica nos anos iniciais; os efeitos das intervenções produtivas e ações pedagógicas de atuação do estágio em sala de aula, com a prática da leitura literária puderam ser notados no progresso do aluno quando diz: “Tia é muito bom aprender com histórias, a gente aprende mais, é mais divertido e fácil”pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria José Guerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleLiteratura infantil e a arte de contar história: motivação para ler e escrever na turma do 4° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra de Brito Menezes.pdfPDF - Sandra de Brito Menezes532.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.