Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2156
Título: Homens que educam: desafios do nosso tempo
Autor(es): Silva, Walter Lúcio da
Palavras-chave: Educação Infantil
Formação de Professores
Homem
Data do documento: 23-Out-2013
Resumo: Este artigo surgiu no intuito de discutir o papel do educador do gênero masculino no âmbito da Educação Infantil. Minoria em todos os níveis de ensino, os homens tentam ganhar espaço num ambiente historicamente dominado pelas mulheres e levantam questões como preconceito, desvalorização do trabalho docente e construções sociais que envolvem escola, família e comunidade. Baseado em alguns pesquisadores do assunto como: Santos, Mattos, Ferreira, Sayão e outros, buscamos analisar as trajetória docente de profissionais do sexo masculino do município de Queimadas - PB.Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos entrevistas escritas com os dois únicos professores da Educação Infantil que atuam no município de Queimadas -PB. Os objetivos que nortearam nosso trabalho foram traçar um perfil do profissional masculino na Educação Infantil do Município de Queimadas e detectar as dificuldades encontradas para exercer suas funções. Os dados possibilitaram concluir que os homens são minoria na educação infantil não só na cidade pesquisada, mas em todo o Brasil, e que alguns desses profissionais temem não exercer tal função pelo fato do preconceito, visto que essa função está tão marcada culturalmente pelo papel da mulher.
Descrição: Silva, W. L. da. Homens que educam: desafios do nosso tempo. 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2156
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walter Lúcio da Silva.pdfWalter Lúcio da Silva365.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.