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dc.contributor.authorOliveira, Roberta Dantas Trigueiro-
dc.date.accessioned2020-02-05T13:38:54Z-
dc.date.available2020-02-05T13:38:54Z-
dc.date.issued2017-11-18-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21560-
dc.descriptionOLIVEIRA, Ana Roberta Dantas Trigueiro. Um olhar sobre a aprendizagem da criança autista na educação infantil. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um olhar sobre a aprendizagem no que concerne a inclusão de crianças autistas no ambiente escolar e sua relação com a aprendizagem. E, como consequência, busca melhor compreender a prática pedagógica desenvolvida pelo professor da escola regular no processo de aprendizagem da criança autista na Educação Infantil. Para que esse objetivo fosse alcançado utilizamos a pesquisa teórica com a seleção de textos de autores que tratam o tema e a utilização de respectivas estratégias de leitura. A partir do estudo da Legislação sobre a inclusão relacionada às pessoas com deficiência que se instituiu a proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a pesquisa de campo sucedeu a vivência da prática docente, favorecendo a conversa com professores. Embora, se verifique em contextos escolares a necessidade de formação em área específica de conhecimento, neste estudo observou-se que as professoras são capacitadas para receber crianças com autismo e mostram-se interessadas pela formação continuada. O que diverge da realidade da gestora, pois qualquer professor da instituição deverá atender todo e qualquer aluno independente da deficiência, caso o aluno necessite de um professor auxiliar a escola se encarregará de fazer as devidas adequações. Para que haja uma verdadeira inclusão torna-se necessário que a escola e professores estejam capacitados para atender estes alunos. Há um consenso entre estes profissionais da educação sobre a importância da relação com a família nesse processo. A preparação do professor como às necessárias intervenções na aprendizagem e em seus comportamentos, bem como a integração família e escola, deverão contribuir no processo de inclusão e aprendizagem da criança autista. Esta relação deve envolver todo corpo da escola, num empenho coletivo em favor da inclusão, tendo como alicerce o comprometimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Francisca Luseni Machado Marquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleUm olhar sobre a aprendizagem da criança autista na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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