Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21560
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Roberta Dantas Trigueiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T13:38:54Z | - |
dc.date.available | 2020-02-05T13:38:54Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21560 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Ana Roberta Dantas Trigueiro. Um olhar sobre a aprendizagem da criança autista na educação infantil. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um olhar sobre a aprendizagem no que concerne a inclusão de crianças autistas no ambiente escolar e sua relação com a aprendizagem. E, como consequência, busca melhor compreender a prática pedagógica desenvolvida pelo professor da escola regular no processo de aprendizagem da criança autista na Educação Infantil. Para que esse objetivo fosse alcançado utilizamos a pesquisa teórica com a seleção de textos de autores que tratam o tema e a utilização de respectivas estratégias de leitura. A partir do estudo da Legislação sobre a inclusão relacionada às pessoas com deficiência que se instituiu a proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a pesquisa de campo sucedeu a vivência da prática docente, favorecendo a conversa com professores. Embora, se verifique em contextos escolares a necessidade de formação em área específica de conhecimento, neste estudo observou-se que as professoras são capacitadas para receber crianças com autismo e mostram-se interessadas pela formação continuada. O que diverge da realidade da gestora, pois qualquer professor da instituição deverá atender todo e qualquer aluno independente da deficiência, caso o aluno necessite de um professor auxiliar a escola se encarregará de fazer as devidas adequações. Para que haja uma verdadeira inclusão torna-se necessário que a escola e professores estejam capacitados para atender estes alunos. Há um consenso entre estes profissionais da educação sobre a importância da relação com a família nesse processo. A preparação do professor como às necessárias intervenções na aprendizagem e em seus comportamentos, bem como a integração família e escola, deverão contribuir no processo de inclusão e aprendizagem da criança autista. Esta relação deve envolver todo corpo da escola, num empenho coletivo em favor da inclusão, tendo como alicerce o comprometimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Francisca Luseni Machado Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre a aprendizagem da criança autista na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Roberta Dantas Trigueiro Oliveira.pdf | PDF - Roberta Dantas Trigueiro Oliveira | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.