Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21562
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Rafael Alexandre | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T13:40:34Z | - |
dc.date.available | 2020-02-05T13:40:34Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21562 | - |
dc.description | BARBOSA, Rafael Alexandre de Macêdo. Educação e saúde: um diálogo interdisciplinar sobre o programa de saúde na escola. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo intitulado “Educação e saúde: um diálogo interdisciplinar sobre o programa de saúde na escola” visou analisar a construção de uma ação educativa em saúde como processo contínuo que objetiva capacitar indivíduos e grupos para assumirem ou ajudarem na melhoria das condições de saúde da população. Os profissionais e a população devem compreender que a saúde da comunidade depende das ações oferecidas pelos serviços de saúde, como também do esforço da própria população através de conhecimentos, compreensão, motivação, reflexão e adoção de práticas de prevenção de doenças e promoção à saúde. A falta de conhecimentos e discussões sobre os princípios de saúde, inclusive os básicos e simples, a exemplo, de como ensinar higiene pessoal e /ou medidas preventivas das doenças diarréicas para uma população que vive em áreas com esgoto a céu aberto, sem abastecimento de água e sem coleta de lixo? Por isso, considerou-se importante refletir sobre a implantação de diversos programas federais, de modo mais especifico o Programa Saúde na Escola – PSE, nas instâncias municipais, para tanto, buscou-se realizar uma pesquisa de campo. Este estudo apresentou algumas considerações que buscaram melhorar e criar cadeias interdisciplinares que entendam ao indivíduo e/ou a um grupo de indivíduos a partir da análise crítica de sua situação, propor ações conjuntas, organizando-se para realizá-las e avaliar sua eficácia. Nessa perspectiva, a educação para Saúde se torna importante quando estiver baseada na reflexão crítica do grupo, porque o princípio desta educação é o desenvolvimento da consciência crítica das causas, dos problemas e das ações necessárias para a melhoria da qualidade de vida. Diante do exposto, concluiu-se que é fundamental buscar entender no processo de Educação para a Saúde os confrontos e a procura de um entendimento entre os conhecimentos técnicos (dos profissionais de saúde) com os da população (cultura popular). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marilene Dantas Vigolvino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Intersetorialidade | pt_BR |
dc.title | Educação e saúde: um diálogo interdisciplinar sobre o programa de saúde na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rafael Alexandre Barbosa.pdf | PDF - Rafael Alexandre Barbosa | 401.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.