Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21587
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ana Cleide | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-06T13:30:52Z | - |
dc.date.available | 2020-02-06T13:30:52Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21587 | - |
dc.description | SANTOS, Ana Cleide. Cantigas de roda como oportunidade de vivência da prática pedagógica. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ato de brincar é parte integrante da vida do ser humano, e tem sua história marcada desde a vida intrauterina. Assim, educar com jogos, brincadeiras, cantigas de roda, significa trabalhar o desenvolvimento das inúmeras competências e habilidades das crianças com práticas intencionalmente planejadas pelo professor para estimular a aprendizagem. Por isso, vários são os motivos que impulsionam o docente a utilizar as cantigas de roda em sala de aula como recurso pedagógico, porque além de ser considerada prazerosa e envolver intensamente o aluno, ainda possibilita ao professor a consecução dos objetivos almejados. Com essa potencialidade pedagógica as cantigas de roda, geram a capacidade de canalizar os interesses dos alunos no esforço para aquisição de uma aprendizagem significativa. Esse estudo com características de uma pesquisa fundamentou-se em autores como Drumond (1999), Cascudo (1998), Braga e Oliveira (2012), Teixeira (1995), Andrade e Sanches (2005), entre outros, que possibilitou a abordagem de questões referentes a descoberta do lúdico, o surgimento das brincadeiras e cantigas de roda, a o uso das cantigas de roda na pratica docente, o que permitiu compreender a importância das cantigas de roda no processo de escolarização, já que por meio das brincadeiras é proporcionado as crianças momentos de distração, conhecimento e troca de experiências. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Marilene Dantas Vigolvino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Cantigas de roda | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógica | pt_BR |
dc.title | Cantigas de roda como oportunidade de vivência da prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Cleide Santos.pdf | PDF - Ana Cleide Santos | 490.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.