Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ana Cleide-
dc.date.accessioned2020-02-06T13:30:52Z-
dc.date.available2020-02-06T13:30:52Z-
dc.date.issued2017-11-18-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21587-
dc.descriptionSANTOS, Ana Cleide. Cantigas de roda como oportunidade de vivência da prática pedagógica. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO ato de brincar é parte integrante da vida do ser humano, e tem sua história marcada desde a vida intrauterina. Assim, educar com jogos, brincadeiras, cantigas de roda, significa trabalhar o desenvolvimento das inúmeras competências e habilidades das crianças com práticas intencionalmente planejadas pelo professor para estimular a aprendizagem. Por isso, vários são os motivos que impulsionam o docente a utilizar as cantigas de roda em sala de aula como recurso pedagógico, porque além de ser considerada prazerosa e envolver intensamente o aluno, ainda possibilita ao professor a consecução dos objetivos almejados. Com essa potencialidade pedagógica as cantigas de roda, geram a capacidade de canalizar os interesses dos alunos no esforço para aquisição de uma aprendizagem significativa. Esse estudo com características de uma pesquisa fundamentou-se em autores como Drumond (1999), Cascudo (1998), Braga e Oliveira (2012), Teixeira (1995), Andrade e Sanches (2005), entre outros, que possibilitou a abordagem de questões referentes a descoberta do lúdico, o surgimento das brincadeiras e cantigas de roda, a o uso das cantigas de roda na pratica docente, o que permitiu compreender a importância das cantigas de roda no processo de escolarização, já que por meio das brincadeiras é proporcionado as crianças momentos de distração, conhecimento e troca de experiências.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Marilene Dantas Vigolvinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectCantigas de rodapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicapt_BR
dc.titleCantigas de roda como oportunidade de vivência da prática pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cleide Santos.pdfPDF - Ana Cleide Santos490.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.