Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Renaly de Aquino | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-23T14:59:14Z | - |
dc.date.available | 2013-10-23T14:59:14Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2158 | - |
dc.description | Silva, R. de A. As práticas avaliativas na educação infantil. 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado no campo de estágio em docência na educação infantil II, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. O estudo teve como objetivo analisar as práticas avaliativas no cotidiano das salas de aula de educação infantil, refletir sobre o processo avaliativo, bem como investigar quais os instrumentos estão presente neste segmento. O estudo foi direcionado pelos seguintes questionamentos: como o professor avalia o cotidiano de suas práticas nas salas infantis, quais são os instrumentos utilizados pelo professor no seu processo avaliativo e como o mesmo registra o processo avaliativo. A abordagem qualitativa orientou a realização de uma pesquisa de campo a partir da qual foram estabelecidos os valores, crenças e significados sobre a avaliação na educação infantil. Como referenciais teóricos o estudo foi embasado em documentos oficiais e em autores tais como: Brasil (1996; 1998; 2001; 2010); Hoffmann (2000); Luckesi (2011); Estebam (2008); Freitas (2012); Pimenta (2004) e Fernandes (2008). Os dados analisados, permitiram delimitar os desafios do professor em promover um processo de avaliação da aprendizagem da criança, tomando como ponto de partida os instrumentos metodológicos da avaliação por registros reflexivos e acompanhamentos contínuos. O campo de estágio favoreceu reflexões sobre a prática cotidiana na educação infantil a partir dos estudos na academia, bem como, pela articulação dessa teoria com o campo de estágio. Há que se considerar que essas aproximações entre teoria e prática são vivências enriquecedoras para formação de um professor reflexivo na construção de uma prática educativa, sobretudo, junto as crianças da faixa etária de 0 a 5 anos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.title | As práticas avaliativas na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Renaly de Aquino Silva.pdf | Renaly de Aquino Silva | 1.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.