Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2159
Título: Burlando regras e construindo significados em rede: a experiência de crianças no facebook
Autor(es): Santos, Merylane Cândido dos
Palavras-chave: Rede Social
Comunicação
Cibercultura
Netnografia
Data do documento: 23-Out-2013
Resumo: O mundo vive a chamada era da globalização em que é comum uma criança possuir e fazer uso dos mais diversos aparelhos tecnológicos que a cultura digital e o ciberespaço podem lhes oferecer. O que pensar das crianças que fazem uso das redes sociais nas suas interações sociais, em que se apresentam e dão novos significados ao mundo a sua volta numa cultura que é própria da cibercultura? O entendimento de que as crianças, na atualidade, experienciam outros modos de viverem a infância impulsionou-me a investigar o processo de construção de significados das crianças usuárias da rede social Facebook, procurando compreender a forma de ser e de viver das crianças no mundo contemporâneo em meio às novas tecnologias de comunicação e de informação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em que foi usado como metodologia a netnografia, particularmente com a utilização da observação no ambiente do Facebook, onde foram coletados os dados. Tomou-se como sujeitos da pesquisa 10 crianças (5 meninas e 5 meninos) da nossa rede de amigos no Facebook. O estudo se fundamentou em autores como: Couto Junior (2012), Sarmento (2008), Ariès (1981),Veen & Vrakking(2009), Vygotsky (1989), Mercado (2012), dentre outros. O estudo mostrou que mesmo burlando regras, as crianças estão presentes no Facebook, fazendo uso cada vez mais dessa rede social para se comunicar e se relacionar. Revelam, portanto, uma nova maneira de se relacionar com o mundo e demonstram sua visão sobre a escola. Tais achados nos revelam que a escola precisa abrir os olhos para essa realidade no sentido de repensar suas práticas e inserir as novas interfaces tecnológicas nas experiências de ensino em classes de crianças.
Descrição: Santos, M. C. dos. Burlando regras e construindo significados em rede: a experiência de crianças no facebook. 2013. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2159
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Merylane Cândido dos Santos.pdfMerylane Cândido dos Santos2.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.